terça-feira, 14 de novembro de 2017

Os 30 anos deste disco
























O agrupamento Madredeus publicou o primeiro álbum em 1987 
A primeira edição foi um duplo álbum em vinil. Na primeira edição em CD, por falta de tempo disponível da tecnologia Compact Disc da altura, o tema "A Estrada do Monte” teve de ser excluído. Agora, três décadas depois, há uma reedição recente em vinil e em CD com o alinhamento completo dos dezasseis temas originais. Um feliz cruzamento de Fado, com música tradicional portuguesa, música erudita e brasileira. 
O disco foi gravado em apenas três dias, durante a madrugada, no Verão de 1987, na antiga Igreja do Convento de Xabregas, no bairro Madre de Deus em Lisboa. 
Em termos de divulgação, foi terreno fértil para a Rádio, que divulgou o trabalho inaugural dos Madredeus sem grandes limitações. A canção “Vaca de Fogo” tornou-se num êxito imediato em Portugal. 
Da formação fundadora do grupo, só Pedro Ayres Magalhães era conhecido do grande público, vindo dos Heróis do Mar e, antes ainda, dos Corpo Diplomático. Rodrigo (Muñoz) Leão era baixista nos Sétima Legião, mas não era ainda uma figura pública, como mais tarde passou a ser, principalmente a partir da sua carreira a solo iniciada em 1993. 
Para além dos músicos Francisco Ribeiro e Gabriel Gomes, a vocalista (Maria) Teresa Salgueiro também era uma perfeita desconhecida, tendo apenas 18 anos de idade aquando da gravação do álbum «Os Dias da Madredeus». 
A formação conheceu a internacionalização e mudou de elementos várias vezes. Há dez anos perdeu a vocalista Teresa Salgueiro, que enveredou por uma infrutífera carreira a solo. A banda atravessou uma fase incoerente até 2011, ano em que entrou a nova vocalista Beatriz Nunes. O único membro fundador que permanece na formação é Pedro Ayres Magalhães. 
Trinta anos depois, os Madredeus ouvem-se pouco na Rádio portuguesa. 




<< Home