segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O Cinema também se ouve






































De todas as artes existentes, a que melhor combina com a Rádio é o Cinema 
E se mais uma prova fosse preciso para se chegar a essa e sempre mesma conclusão, aqui está um dos maiores exemplos dos últimos tempos. 
O mais belo dos programas semanais da actual Rádio portuguesa – juntamente com o diário do mesmo quilate – meteu os pés a caminho, rumo à Rua Barata Salgueiro , em Lisboa. Entrou no magnífico palácio arabesco que dá guarida à casa da Sétima Arte, a Cinemateca – Museu do Cinema, ao encontro da livraria «Linha de Sombra». 
Mas foi mais além. No início deste mês foi retransmitida a última crónica de João Bénard da Costa, primeiramente emitida na RDP no dia 2 de Fevereiro de 1994. Algumas dessas crónicas já haviam sido recuperadas em Julho de 2016 no programa «A Ronda da Noite». 
Estou a falar-vos do programa diário de Luís Caetano na Antena2, mas também de «A Força das Coisas», do mesmo autor, nas maravilhosas tardes de Sábado do canal erudito da Rádio Pública. 
Esta deliciosa emissão teve a sua premier ‘no Ar’ no dia 3 de Fevereiro, exactamente vinte e quatro anos depois dessa última crónica do antigo director da Cinemateca na RDP, falando do seu filme de sempre – filme da sua vida – «Johnny Guitar», de Nicholas Ray, realizado em 1954. O mais improvável dos Westerns a ficar na história do Cinema, pelo menos para João Bénard da Costa. Mas não foi só para ele. Temos a História a comprová-lo e a verdade é que ninguém lhe consegue ficar indiferente. Reside naquela película uma magia indizível, um encantamento extremo e tocante que não se consegue explicar. João Bénard da Costa desvendou, de forma brilhante, parte desse encanto.
Na semana que passou, a emissão primordial de «A Força das Coisas» foi repartida em três emissões de «A Ronda da Noite». 
É uma homenagem ao Cinema, é uma homenagem a João Bénard da Costa, no mês em que completaria oitenta e três anos de idade e é o melhor dos melhores programas da grande Rádio que se pode fruir nos dias de hoje. 
A conversa é antecedida dessa mítica última crónica de João Bénard da Costa. Prossegue com o livreiro e editor João Coimbra da livraria «Linha de Sombra», que se encontra no interior da Cinemateca, no piso superior. 
Depois, Luís Caetano segue a conversa com três dos autores do site «À Pala de Walsh», que há cinco anos divulga e faz crítica cinematográfica diariamente: Carlos Nátário, Luís Mendonça e Ricardo Vieira Lisboa. O programa termina com a conclusão da crónica de João Bénard da Costa sobre o filme «Johnny Guitar». 
Tudo aqui é excelente. A crónica de Bénard, a forma apaixonada como conta o filme, os sons da obra de Nicholas Ray, os extractos dos diálogos de Vienna com Johnny, a música de Victor Young, a canção na voz de Peggy Lee, as entrevistas, as perguntas e considerações do radialista, as respostas e as intervenções dos entrevistados. Toda a conversa. 
Para ouvir de uma só vez ou em três partes, num grandioso momento de Rádio. 

A Força das Coisas
Antena2
Sábado, 03 de Fevereiro 2018
Ouvir aqui 

A Ronda da Noite
Antena2
1ª parte
Segunda-feira, 19 de Fevereiro 2018
Ouvir aqui 

2ª parte
Terça-feira, 20 de Fevereiro 2018
Ouvir aqui

3ª parte
Quarta-feira, 21 de Fevereiro 2018
Ouvir aqui 















O Cinema Não Morreu
É a primeira edição da Livraria Linha de Sombra, que reúne textos primeiramente publicados no site «À pala de Walsh»: mais detalhes aqui  | À Pala de Walsh no Facebook



<< Home