terça-feira, 13 de março de 2018

TSF 30 anos

















Foi dele o primeiro noticiário da TSF, no arranque das emissões regulares, ainda ilegais, na manhã de segunda-feira, 29 de Fevereiro de 1988. “Paz no fisco durante três meses”, foi a primeira linha do noticiário transmitido na frequência 102.7 FM, em Lisboa.
Em estúdio com Francisco Sena Santos estavam em directo, para além do animador António Macedo, os jornalistas Fernando Oliveira e Luís Marinho. 
Francisco Sena Santos trocou uma carreira – nunca iniciada – na medicina pelo jornalismo. Estava na Antena1 quando abraçou o projecto, ainda pirata, da TSF. Rapidamente se tornou numa referência do jornalismo radiofónico, com a sua inesgotável energia, o entusiasmo que transbordava, num estilo único e muito próprio. Um Guro, que teve – e tem – seguidores. 
Em 1990 saiu da TSF para ingressar nas manhã da Antena1, regressando depois à TSF em 1993 para, em 1995, sair definitivamente da Rádio Jornal para editar, novamente de manhã e com um cargo na direcção de informação, na Antena1. Este ping pong entre a TSF e o principal canal da Rádio Pública terminou em 2004, com a sua saída repentina da Rádio e publicamente pouco explicada. 

Um Dia no Mundo 
Passaram treze anos, até ao seu mais recente regresso à Antena1, agora na qualidade de cronista diário, de segunda a sexta-feira, antes das oito e meia da manhã. Desde o passado dia 11 de Setembro, aquando o recomeço da grelha de programação.
É, até agora, o grande acontecimento da Rádio portuguesa na presente temporada. Sabe a pouco, os ouvintes queriam mais, mas é muito pouco provável que Francisco Sena Santos volte a liderar a equipa da manhã no principal canal da Rádio Pública. 



<< Home