terça-feira, 9 de outubro de 2018

20 anos NOBEL















No dia 8 de Outubro de 1998 encontrava-me aos comandos da emissão em directo na TSF quando ao meio-dia lanço a editora Carla Moita para o noticiário. Em linha, ao telefone, estava o correspondente na Escandinávia, Hélder Fernandes, que no arranque das notícias disse a frase: “… e uma boa notícia para Portugal. José Saramago é Prémio Nobel da Literatura!”. Inevitavelmente a TSF não mais largou o assunto e seguiu-se uma emissão especial de duas horas recheadas de reacções, intervenções em directo e muitos comentários.
Na Antena1 a notícia foi também dominante e o principal canal da Rádio Pública desdobrou-se igualmente numa emissão especial conduzida por Francisco Sena Santos, contendo passagens de obras de Saramago ditas pela voz de Maria Flor Pedroso.
Esta semana, a propósito dos vinte anos do Prémio Nobel da Literatura, o mais belo e interessante programa diário da actual Rádio portuguesa dedicou a emissão totalmente a José Saramago, ouvindo vários intervenientes do acontecimento, bem como o depoimento da escritora Lídia Jorge, o momento da notícia dada em directo no noticiário da Antena1 nessa quinta-feira de há duas décadas, parte de um discurso de Saramago e uma entrevista de Luís Caetano ao autor. 
Coisas impossíveis de acontecer se não existisse em Portugal serviço público de radiodifusão.

A Ronda da Noite
2ª feira, 8 de Outubro de 2018
Ouvir aqui

Duas décadas depois, Carla Moita é há anos pivot na TVI, Hélder Fernandes continua correspondente da TSF na Escandinávia, depois de um período em igual função no Canadá. Francisco Sena Santos há muito que deixou de ser editor na Rádio, encontrando-se actualmente como cronista diário na Antena1. José Saramago morreu em 2010. 



<< Home