quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A circulatura do quadrado




Era o Flashback da TSF 
O actual programa de TV com o nome de «Quadratura do Círculo» é a versão televisiva do antigo programa «Flashback» da TSF, iniciado por Emídio Rangel com os comentadores José Pacheco Pereira, José Magalhães e Vasco Pulido Valente. Este último foi o primeiro a abandonar o programa, rumando ao CMR-Correio da Manhã Rádio, para fazer parte do grupo de comentadores num espaço com o mesmo formato do «Flashback», intitulado «Desmancha Prazeres», moderado por Rui Pego (então director do CMR) com o objectivo mimético óbvio de concorrer com o debate na TSF.
Do actual elenco de comentadores, só Pacheco Pereira vem da origem. Pelo programa passaram vários outros comentadores no tempo da TSF, como por exemplo Miguel Sousa Tavares e Nogueira de Brito. Já na TV Jorge Coelho e António Costa, quando este era presidente do município de Lisboa. O actual formato do programa na SIC-Notícias tem como comentadores, para além de Pacheco Pereira e Jorge Coelho (numa segunda presença após a saída de António Costa para liderar o PS), António Lobo Xavier que, por sua vez, vem também do tempo na TSF. Houve ainda um período de dois anos, em meados da década de 90, em que o debate semanal «Flashback» teve uma edição na SIC com os mesmos intervenientes, já com moderação de Carlos Andrade, após a saída do primeiro moderador e primeiro director da TSF para a fundação da SIC em 1992.
O programa «Flashback» foi arredado da antena da TSF no Verão de 2003, aquando uma polémica remodelação da Rádio Notícias. Foi um dos programas históricos da estação a serem extintos, à semelhança de outros. Entre eles o espaço de entrevista «Grande Júri» e o programa reflexivo «Íntima Fracção».
Sempre que um programa de Rádio se transfere para a Televisão, ou é realizado na TV e retransmitido pela Rádio, é a Rádio que fica a perder. Foi o que aconteceu. Hoje em dia o que é lembrado é o «Flashback» e não nenhum dos vários programas que lhe sucederam até aos dias de hoje na mesma estação. Mas também é verdade que era num tempo em que não existia a tamanha dispersão de consumo de media como há hoje em dia.
É natural que as opções de programação mudem, se rejuvenesçam, que as grelhas de programação sejam renovadas, mas também há coisas que não podem ser tão modificadas assim. A quilha não é visível, mas é o que faz o navio flutuar. Trocar um programa carismático com muitos ouvintes seguidores fiéis por um grande nada não é opção que se considere válida. Tanto para a Rádio como para a Televisão e imprensa escrita. É como, ironicamente indica a própria designação do programa, tentar encaixar um paralelepípedo quadrado num círculo ou um objecto circunferencial num quadrado.























É agora a vez de a SIC-Notícias ficar a perder, ainda para mais deixando cair um valioso conteúdo para a concorrência directa. 
O programa acaba hoje na SIC-Notícias e, tal como da primeira vez que o programa teve a sua continuidade ameaçada, surgiram várias hipóteses de se manter num órgão de comunicação social. Depois do final na TSF em 2003 surgiram possibilidades na Antena1 e RTP. Agora apareceu novamente o interesse da RTP e também do Porto Canal, mas onde o programa terá uma terceira vida será na TVI24. Num mercado de media exíguo e fechado como o português, o desperdício é um luxo a que ninguém se pode dar. Como está visto, há sempre alguém mais inteligente e arguto que vai saber aproveitar. 
Nestes últimos quinze anos houve a sensibilidade de manter bem visível a origem radiofónica do programa, com a presença de um microfone vintage sobre a mesa de debate. Espera-se que essa delicadeza para com a história do programa se mantenha assim que o programa regresse aos ecrãs. 

Está disponível na Internet (agradecimentos a Dinis Alves) uma emissão (incompleta, com pouco mais de meia-hora) do programa «Flashback» na TSF, em Agosto de 1990, com os comentadores e moderador de origem Vasco Pulido Valente, José Pacheco Pereira, José Magalhães e Emídio Rangel. 
Ouvir aqui



<< Home