sábado, 19 de janeiro de 2019

Hoje no BARREIRO

Há gente da Rádio neste Teatro 
O Teatro é a Vida e a Rádio são as pessoas 







































Sinopse:
Nem sempre quando pegamos num texto sabemos o que fazer com ele. José Matias, foi um desses textos. Acabou por me interessar trabalhar, a forma como olhamos os outros, como os vemos e interpretamos, algo inerente à condição humana e que em José Matias se encontra no universo feminino. 
Nos dias de hoje, a lente de observação do outro encontra-se, ampliada, aumentada, através do obturador e da lente de uma câmara de filmar. O que assistimos em casa através da televisão, leva-nos a crer que tudo o que vemos é verdade e que espelha o que são pessoas reais. Uma verdade, plástica e distorcida, pela captação, pela encenação, pela edição, pela forma como nos é apresentada. 
O que são “pessoas reais” nos dias de hoje? 
O nosso José Matias, uma comédia de situação: 
O espectador é convidado a sentar-se na sala para assistir a uma caricatura de uma sit-com, como se fazia em tempos idos, filmada num teatro, com assistência, em directo/diferido, com o fim de ser transmitida para nossa casa em formato televisivo. 
Quatro actrizes, estrelas de televisão, representam as quatro mulheres criadas por Luísa Costa Gomes. 
Quatro mulheres cosmopolitas, fortes, independentes, sensíveis, apaixonadas ou talvez não, que vivem com José Matias no pensamento.
Quatro mulheres que representam a mulher, a filha, a prima, as amigas, as amantes, as confidentes, tudo em torno do ausente mas sempre presente, José Matias. 
Quatro mulheres, quais quatro gatas, digladiam-se por um homem no ginásio da vida. 
José Matias um entretém para quatro mulheres. 

José Alberto Almeida Matias, professor desagregado, espírito elevado e livre, mas de corpo casado, filho da mãe, marido de mulher, também pai de esposa e filho de esposa e pai de filha e filho de filha... E irmão da esposa, como os faraós do Egipto... 

Este espectáculo foi inicialmente programado como projecto de encenação a quatro mãos com o actor António Cordeiro. Para ele vai a nossa homenagem e solidariedade.

Ficha Artística e Técnica:
Autoria de Luísa Costa Gomes | Encenação de Rui Quintas.
Interpretação Adriana Lopes, Ângela Farinha, Carla Carreiro Mendes, Patrocínia Cristóvão e Vítor Nuno.
Cenografia: Ricardo Guerreiro | Figurinos: Ana Pimpista | Música: Miguel Ramos Félix | Construção de Cenário: Ricardo Guerreiro e Dário Valente |  Desenho de Luz: Rui Quintas | Luminotecnia: João Oliveira Jr. | Operação Técnica: Joana Gabriel | Design gráfico: Alexandre Antunes | Fotografia: Cláudio Ferreira | Produção Executiva: Catarina Santana | Apoio Geral: João Henrique Oliveira.

Classificação M/14
Sextas e Sábados às 21:30
​Reservas: arteviva.reservas@gmail.com
Tel. 910 093 886
Bilheteira: Abre uma hora antes do início da sessão | Bilhetes: 5€

















A ArteViva-Companhia de Teatro do Barreiro é uma Associação Cultural residente no Teatro Municipal do Barreiro, apoiada pela CMB.



<< Home