sábado, 2 de fevereiro de 2019

Café Plaza



















Programa de Germano Campos, jornalista da RDP-África, que recorre ao imenso espólio discográfico da chamada “época de ouro das canções do Século XX”, declaradamente rememorativo, aliando às preciosidades musicais do passado, factos históricos, incluindo muitas vezes sons com História que ilustram os acontecimentos evocados. Manhãs de pura nostalgia no que de melhor se pode recuperar de outros tempos, muitos dos quais – praticamente todos – completamente arredados do actual panorama radiofónico nacional. Datas históricas, acontecimentos que a História atravessou ou momentos atravessados pela História, pessoas e personalidades famosas, grandes feitos e grandes figuras. Lendas trazidas das calendas, tributos e homenagens de vária ordem, como aniversários ou mortes. 
O programa conhece, desde o início de Julho de 2016, uma segunda vida, após um hiato. Regressou, fazendo descansar um pouco a preocupação em relação à paisagem musical perdida pela Rádio pública, aquando a decisão de não haver continuidade do célebre programa «A Menina Dança?», de José Duarte na Antena1. 
O valor das emissões do programa «Café Plaza» é incomensurável. Desta vez, para além do recentemente desaparecido Michel Legrand, outro grande homenageado foi Gene Kelly na segunda parte da emissão deste Sábado. Notável dançarino norte-americano, falecido no dia 2 de Fevereiro de 1996. Há precisamente vinte e três anos. 
Para além de dançarino, que apenas terá como homólogo na mesma qualidade, Fred Astaire, foi também coreógrafo, actor, produtor, argumentista e realizador. 
Por veredas do acaso encontrava-me a fazer emissão em directo na Rádio Jornal na manhã seguinte, um Sábado, quando se soube da notícia. Dia cinzento e tristonho. A notícia foi dada nessa manhã pela Rádio, mas era necessário que fosse desenvolvida e sonorizada com música na voz de Gene Kelly. Longe, muito longe dos tempos em que estava ainda por aparecer o YouTube ou qualquer outra plataforma digital das que há hoje e que nos pudesse oferecer quase toda a música que se deseja. Nesse dia levara de casa alguns CD para passar na emissão em directo, como era hábito nessa altura pré-playlists e, entre eles, uma colectânea intitulada «The Giants of the Movies Original Artists – Original Hits», contendo temas clássicos da Sétima Arte cantados por Fred Astaire, Doris Day, Marilyn Monroe e Gene Kelly. A colectânea, que por mero acaso estava comigo naquela manhã de 1996, fora adquirida alguns anos antes na Discoteca Festival, situada na Rua da Prata em Lisboa, no dia 30 de Outubro de 1992. A loja, muito pequena, encontrava-se na porta de um prédio, com a maioria dos expositores de CD colocados no passeio à entrada. Não há muito tempo reparei que continuava localizada ali perto, tantos anos depois, agora na Rua Augusta, igualmente na entrada de um prédio. 





















O mais fabuloso nesta emissão em particular do «Café Plaza» foi Germano Campos ter trazido à antena do canal erudito da rádio pública várias versões anteriores da canção “Singin’in the Rain” (a versão de Kelly é, de todas, a mais conhecida), composta nos anos 20 e gravada desde essa década quase centenária, algo que muita gente desconhece. É uma das forças mais atraentes da Rádio. O poder de dar a conhecer coisas que se não sabia, que se não conhecia, que se não ouvira antes. 
O momento em que Kelly canta e dança à chuva no filme «Singin’ in the Rain» é o mais belo de todos os mais belos momentos dos musicais de Hollywood. Memória de um tempo em que era necessário possuir um enormíssimo talento para actuar assim frente a uma câmara de Cinema. Tudo encenado ao ínfimo pormenor, tudo ensaiado e encenado para atingir a perfeição final. 
A chuva é artificial e a aquela rua nunca existiu, era apenas um plateau cinematográfico, mas o momento é imortal, mágico, sublime. De tão tocante, é sentido como sendo verdadeiro, sabendo-se verdadeiramente que não o é nem nunca foi. Mas foi e é para sempre. 

Realização de Germano Campos 
Sábado e Domingo (09:00/10:00) 
Ouvir aqui 




<< Home