segunda-feira, 29 de abril de 2019

Homenagens e dedicatórias

Em homenagem a Francisco Amaral surgiram alguns programas dedicados a este nome fundamental da Rádio de autor em Portugal dos últimos 35 anos 


















Ricardo Mariano, um dos elementos fundadores da «Irmandade do Éter», dedicou a emissão de dia 21 a Francisco Amaral, iniciando o programa «Vidro Azul» na SBSR com o indicativo da «Íntima Fracção», o instrumental “Mar D’Outubro”, da Sétima Legião. As duas horas de emissão encerraram com o mais conhecido dos temas preferidos de Francisco Amaral, a canção “God Only Know” dos Beach Boys. 
Ouvir aqui















O programa «Páginas Amarelas» de Álvaro Costa e Nuno Galopim na Antena3 terminou a emissão de dia 21 com uma alusão, em jeito de homenagem, ao autor da «Íntima Fracção». Álvaro Costa é um dos radialistas da actualidade que Francisco Amaral mais admirava. 
Ouvir aqui



















Nídio Amado, outro dos membros da «Irmandade do Éter» da qual Francisco Amaral fazia parte, dedicou a edição de dia 22 do programa «O Cubo» na RUM-Rádio Universidade do Minho. Esta emissão inclui um poema de Dylan Thomas, dito a várias vozes  “Do not go gentle into that good night”, Não entres tão gentilmente nessa noite acolhedora, que em tempos passou na «Íntima Fracção» em 1990, na versão musicada e cantada por John Cale, no saudoso período em que o programa esteve na TSF. 
Ouvir aqui

















Na Televisão, o programa semanal da ESECTV na RTP2 dedicou a mais recente edição ao fundador e director da ESECTV, numa tocante homenagem contendo partes de uma entrevista a Francisco Amaral, narração de alguns textos do autor da «Íntima Fracção», num pequeno conjunto de extractos de emissões do programa de TV que mais apreciou nos longos anos em que esteve à frente do projecto. O programa foi inicialmente transmitido na passada sexta-feira ao meio-dia e meia na RTP2. Repete hoje à noite.  





Esta é uma emissão especial dedicada a Francisco Amaral, fundador e director da ESECTV e criador do histórico programa de rádio Íntima Fracção. 
A música, a palavra, conduzem-nos por este programa que recorda alguns dos trabalhos que produzimos em conjunto, com amizade, com respeito, com gargalhadas e às vezes com lágrimas, mas sempre com liberdade. 
ESECTV 



<< Home