quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Nove coisas do Verão 2019 (1)






































Não se consegue falar com uma pessoa que não quer ser encontrada 
Poderia ser esta a frase definidora do incrível documentário realizado pelo francês George Gachot, baseado no livro «Ho-Ba-La-La – À Procura de João Gilberto» do alemão Marc Fisher. Ambos, cada qual na sua vez, estiveram no Rio de Janeiro ao encalço do Mito – ainda vivo – sem lograrem encontrá-lo pessoalmente. Todavia, o filme promove a ideia de que o músico não saía de casa há mais de três décadas, o que não é verdade. Em 2008, por exemplo, realizou uma série de concertos ao vivo no Brasil aquando da celebração dos 50 anos da Bossa Nova, entre várias outras aparições mais ou menos esporádicas. 
«Onde Está Você, João Gilberto?» estreou este Verão timidamente em algumas (muito poucas) salas de Cinema do país. Já com João Gilberto recentemente falecido, não se deu a devida importância à maior figura da Bossa Nova, o género musical cantado em português que mais se mundializou.
Na Rádio, aquando da morte do Mito em Julho deste ano, houve homenagens na TSF, no programa «Zona de Uma Nota Só», na Antena1 no programa «Encontros Imediatos» e na Radar, no programa «Álbum de Família». 




<< Home