sábado, 30 de novembro de 2019

Hoje em LISBOA






































É difícil imaginar o impacto que a música de Claude Debussy terá tido junto das audiências em finais do século XIX. Ela anunciava uma rutura explícita com a tradição clássica e romântica, evitando configurações formais e processos de desenvolvimento previsíveis. Com novas texturas instrumentais, efeitos tímbricos fantasiosos e o uso deliberado de dissonâncias nas progressões harmónicas, abria caminho a um mundo de cores e sensações hoje conotado com o movimento estético impressionista. O Quarteto de Cordas foi a sua primeira obra que apontou nesse sentido, em 1893 – é anterior, portanto, ao célebre Prélude à l’après-midi d’un Faune. Tal não impediu, porém, que se tivesse tornado numa referência incontornável do repertório para aquela formação, e que se tenha juntado ao «peso da História» que Eurico Carrapatoso sentiu cair sobre si quando em 2009 o melómano e autarca de Matosinhos Manuel Dias da Fonseca lhe encomendou uma composição destinada ao Quarteto de Cordas com o nome do município. Carrapatoso enfrentou o desafio, dispondo-se a «cantar a memória daqueles mestres amados» – Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Zemlinsky, Webern, Ravel, Bartók, Ligeti… Debussy, claro está! O título que escolheu resulta desse propósito. A expressão «In, illo tempore» traduz-se do latim como «Naquele tempo». 

SOLISTAS DA METROPOLITANA
Eurico Carrapatoso Quarteto de Cordas In illo tempore
C. Debussy Quarteto de Cordas, Op. 10 

Alexêi Tolpygo: violino
Ágnes Sárosi: violino
Irma Skenderi: viola
Hugo Paiva: violoncelo 



FUNDAÇÃO ARPAD SZENES VIEIRA DA SILVA
PRAÇA DAS AMOREIRAS, 56
1250-020 LISBOA
 



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