sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

40 anos de Rock português com muita Rádio na algibeira


















Em rigor, não foi em 1979 ou 1980 que nasceu o Rock português. Nos anos 60 já havia artistas nacionais a fazerem Rock, cantado em inglês e português. A grande diferença está no contexto político-social das épocas

O jornalista Rui Miguel Abreu publicou um artigo sobre as quatro décadas do chamado 'Boom' do Rock português e refere a importância que a Rádio teve para que tal tivesse acontecido.

BLITZ
Ler artigo aqui

Quatro décadas que não seriam o que foram sem a acção decisiva da Rádio 
Houve aqui uma conjugação perfeita de desenvolvimento das duas partes. Nem o chamado 'Boom' do Rock Português teria sido o que foi sem divulgação diária na Rádio, nem a Rádio teria o impacto que teve sem a música que provinha dos criadores desse período fervente.
A Rádio teve um papel absolutamente decisivo no rápido desenvolvimento das duas partes através de numerosos programas como «Meia de Rock» de Rui Pego no FM da Rádio Renascença, mas principalmente no FM-Estéro da Rádio Comercial, em programas como «Rock em Stock», de Luís Filipe Barros, «Som da Frente» de António Sérgio (que foi o produtor do primeiro disco da banda), «O Vapor», de José La Féria e «Discoteca» de Adelino Gonçalves, entre muitos outros.
A Rádio Comercial, que no início da década de 80 era a estação de radiodifusão mais moderna, diversificada e avançada do país, também teve na programação de Onda Média um protagonismo exuberante, fundamentalmente no programa «Febre de Sábado de Manhã» de Júlio Isidro.
Na TV eram os programas «O Passeio dos Alegres» de Júlio Isidro, nas longas tardes de Domingo na RTP1 e o magazine semanal «Viva a Música», de Jaime Fernandes e Jorge Pego, também ao fim-de-semana na RTP, a única Televisão em Portugal na altura. 



<< Home