quinta-feira, 5 de março de 2020

Extremamente (des)agradável






Joana Marques
Tem muita piada, sim senhora! É a melhor contratação da Rádio Renascença, no recentemente reformulado e reforçado formato do antigo Canal 1 da Emissora Católica Portuguesa. Actualmente, um misto de RFM dos anos 90, com informação e humor.
Parece-me pouco que esta transfiguração do principal canal de Rádio do grupo Renascença esteja a resultar ao longo do dia. Um estilo demasiado palavroso, confuso e cansativo. Talvez resulte melhor em outros países latinos, como Espanha ou Itália, por exemplo. Ou talvez seja apenas falta de hábito dos portugueses em consumirem uma Rádio assim. Mas o humor de Joana Marques está a funcionar muito bem. É, claramente, o ponto alto das manhãs da RR. A crónica «Extremamente Desagradável» de Joana Marques, que há cerca de um ano a RR foi buscar às manhãs da Antena3.




O palco dos humoristas na Rádio está nas manhãs. É uma aposta forte de várias estações, como por exemplo Bruno Nogueira na TSF em «Tubo de Ensaio» (o meu preferido), «O homem que mordeu o cão» de Nuno Markl na Rádio Comercial, Hugo Van Der Ding na Antena3, «Portugalex» da dupla António Machado e Manuel Marques na Antena1 ou «Informação Privilegiada» de Luís Franco Bastos na RFM.
Há mais momentos de humor nas manhã da Rádio portuguesa, mas enquanto as estrelas da manhã (e outras!) brilham, eu durmo, portanto estou inevitavelmente a deixar alguém de fora.
Há também um excesso de "boa disposição" nas manhãs da Rádio portuguesa, como se a Vida fosse assim. É claro que estes e outros momentos de Humor fazem as delícias dos muitos automobilistas que diariamente, de segunda a sexta-feira, formam crónicas filas intermináveis para entrarem nos grandes centros urbanos, mas esse tal excesso de gargalhada matinal transformou o período da manhã, em termos gerais, num espaço fértil para a comédia exagerada.



<< Home