terça-feira, 26 de maio de 2020

Bonitas palavras


Bonitas palavras aplicáveis à casa de todas as palavras, que é a Rádio. 
Em tempo de pandemia, sublinhados positivos. 

Força 
A força da Rádio aplica-se de várias formas. Na força da palavra de uma notícia, pela forma como é dita determinada palavra, como é contada uma história, como é dito um texto poético ou de prosa. A força de criar ambientes sonoros que por sua vez são criadores de múltiplas imagens. A força do apelo ao imaginário. 

Pluralidade 
A pluralidade das vozes que atravessam a Rádio, a pluralidade de temas tratados em antena, a pluralidade de opiniões, a pluralidade de estilos musicais transmitidos em antena, a pluralidade das inúmeras dimensões do Mundo, da Humanidade e das Artes. 

Promoção 
A Rádio promove a igualdade, o saber, a informação fidedigna, idónea e concreta, de forma concisa, directa e sucinta. Promove a diversidade dos povos, da Cultura e da Arte. 

Solidariedade 
A Rádio é solidária com causas humanitárias justas, sociais e até políticas. 

Encontro
A Rádio é o encontro da Vida e do Mundo. O encontro entre as pessoas, mesmo que não se estejam a ver e nem se conheçam.

Partilha
Rádio é partilha. O maior dos feitos da Rádio é partilhar. Partilhar sentimentos, emoções, informação e empatia. 

Trabalho 
Rádio é trabalho. Diário e muitas vezes duro. Vinte e quatro horas por dia, todos os dias e todas as noites. 

Qualidade 
A qualidade existe na Rádio, mas já houve mais quantidade de qualidade. A qualidade é o factor que mais tem diminuído na Rádio ao longo da última década, de forma muito acentuada, embora o tendente decréscimo da qualidade tenha tido um início anterior. Há muito boa Rádio a ser realizada em Portugal, mas está escondida. É diminuta e está ameaçada de extinção. A qualidade, não a Rádio. 

Construção 
A Rádio tem o poder de construir imagens que operam no imaginário do ouvinte. Quer seja através de Música, quer seja através de palavras. Neste âmbito, a Rádio é inigualável e imbatível. 

Reconhecimento 
A Rádio reconhece o que de mais falta faz ao ser Humano, mas nem sempre recebe o reconhecimento mais merecido. Muitas vezes, e de forma injusta, é apelidada de “parente pobre” dos media. Mas não é. 

Proximidade 
A proximidade é a força maior da Rádio. Proximidade com as pessoas. A sua capacidade de criar emoções fortes, cumplicidades, necessidades afectivas e outras. O meio de maior companhia que existe. 

Persistência 
O caminho de vida da Rádio é o caminho da persistência. É esse o seu destino. Persistir. Persistir a tudo o que existe e aparece. A Rádio é o meio que mais se adapta à co-existência. 

Representação 
A Rádio representa uma presença constante na vida de todos nós. De tão profundamente inserida no dia-a-dia humano nem se dá pela a sua presença. É algo tão essencial como o oxigénio, a água, a chuva ou a electricidade. Só se dá por ela quando nos falta. 



<< Home