terça-feira, 26 de maio de 2020
Bonitas palavras
Em tempo de pandemia, sublinhados positivos.
Força
A força da Rádio aplica-se de várias formas. Na força da
palavra de uma notícia, pela forma como é dita determinada palavra, como é
contada uma história, como é dito um texto poético ou de prosa. A força de
criar ambientes sonoros que por sua vez são criadores de múltiplas imagens. A
força do apelo ao imaginário.
Pluralidade
A pluralidade das vozes que atravessam a Rádio, a
pluralidade de temas tratados em antena, a pluralidade de opiniões, a
pluralidade de estilos musicais transmitidos em antena, a pluralidade das
inúmeras dimensões do Mundo, da Humanidade e das Artes.
Promoção
A Rádio promove a igualdade, o saber, a informação
fidedigna, idónea e concreta, de forma concisa, directa e sucinta. Promove a
diversidade dos povos, da Cultura e da Arte.
Solidariedade
A Rádio é solidária com causas humanitárias justas, sociais
e até políticas.
Encontro
A Rádio é o encontro da Vida e do Mundo. O encontro entre as
pessoas, mesmo que não se estejam a ver e nem se conheçam.
Partilha
Rádio é partilha. O maior dos feitos da Rádio é partilhar. Partilhar sentimentos, emoções, informação e empatia.
Partilha
Rádio é partilha. O maior dos feitos da Rádio é partilhar. Partilhar sentimentos, emoções, informação e empatia.
Trabalho
Rádio é trabalho. Diário e muitas vezes duro. Vinte e quatro
horas por dia, todos os dias e todas as noites.
Qualidade
A qualidade existe na Rádio, mas já houve mais quantidade de
qualidade. A qualidade é o factor que mais tem diminuído na Rádio ao longo da
última década, de forma muito acentuada, embora o tendente decréscimo da qualidade tenha
tido um início anterior. Há muito boa Rádio a ser realizada em Portugal, mas
está escondida. É diminuta e está ameaçada de extinção. A qualidade, não a
Rádio.
Construção
A Rádio tem o poder de construir imagens que operam no
imaginário do ouvinte. Quer seja através de Música, quer seja através de
palavras. Neste âmbito, a Rádio é inigualável e imbatível.
Reconhecimento
A Rádio reconhece o que de mais falta faz ao ser Humano, mas
nem sempre recebe o reconhecimento mais merecido. Muitas vezes, e de forma
injusta, é apelidada de “parente pobre” dos media. Mas não é.
Proximidade
A proximidade é a força maior da Rádio. Proximidade com as
pessoas. A sua capacidade de criar emoções fortes, cumplicidades, necessidades afectivas e
outras. O meio de maior companhia que existe.
Persistência
O caminho de vida da Rádio é o caminho da persistência. É esse o seu
destino. Persistir. Persistir a tudo o que existe e aparece. A Rádio é o meio
que mais se adapta à co-existência.
Representação
A Rádio representa uma presença constante na vida de todos
nós. De tão profundamente inserida no dia-a-dia humano nem se dá pela a sua
presença. É algo tão essencial como o oxigénio, a água, a chuva ou a electricidade. Só se dá por ela quando
nos falta.