terça-feira, 12 de maio de 2020

Estado de Calamidade















Está em vigor o Estado de Calamidade em Portugal desde o dia 3 de Maio 

Bastou um micro-organismo invisível, apenas detectável através de potentes microscópios electrónicos, para desestruturar as sociedades na maior parte do planeta.
Uma pandemia mortal à escala mundial a escrever a história dos nossos dias, a abalar os sistemas económicos, sociais, políticos e outros e a equacionar valores. Afinal, o que é importante?
De nada valeram as desenfreadas corridas ao armamento, a industrialização em massa, a destruição dos ecossistemas naturais, a especulação económica, financeira e imobiliária. O essencial a ser permanentemente substituído pelo acessório. Afinal, o essencial era o investimento na ciência médica onde, agora à pressa e atabalhoadamente, se procura desesperadamente uma cura rápida, ou um antídoto eficaz enquanto não se chega a uma vacina. 
Expressões como "Isolamento social", "confinamento", "layoff", "desconfinamento" ou "distância física" tornaram-se também elas pandémicas. 
Na Rádio, a actual urgência sanitária tornou-se quase mono-temática. O caudal informativo passou a dar vazão a um volume raramente visto, ouvido e lido. Quantidade e variedade dentro do mesmo tema. Tudo o resto perdeu importância. Os outros acontecimentos eclipsaram-se. Parece já nada mais existir a não ser esta urgência que nos confina e atormenta. Ainda não tínhamos saído por completo da anterior crise económica e já estamos a levar com outra em cima ainda mais grave. A vida dita "normal" preexistente a Março parece ter sido há imenso tempo. Esta espera mata-nos, a economia afunda-se, o deficit, outrora levado ao estatuto de desígnio nacional, afinal já não conta para nada, podendo ser ignorado e até largamente ultrapassado. A sociedade da informação deu lugar à sociedade da desconfiança. Já não é o salve-se quem puder. É o fuja quem puder. Mas só se pode fugir quando se tem para onde. 
O Mundo já era um lugar estranho e perigoso, muitas vezes hostil, mas agora tornou-se irreconhecível. 
As cidades vazias de movimento e pessoas fez ressurgir os sons naturais dos pássaros, do vento e do silêncio. Mas o cenário era de uma civilização exterminada como se tivesse ocorrido uma guerra química que deixou os edifícios todos de pé e intactos, mas sem qualquer lastro de vida.
Como em muitas outras ocasiões, a Rádio é um refúgio reconfortante nestes inquietantes dias sombrios, estranhos e perigosos. 
Olhar os dias no mais belo e interessante programa diário da actual Rádio portuguesa, reunindo alguns extractos de obras literárias de vários autores. Excertos que assentam que nem uma luva nos dias de hoje.

A Ronda da Noite
Antena2
Realização de Luís Caetano
2ª feira, 11 de Maio 2020
Ouvir aqui



<< Home