segunda-feira, 8 de março de 2021

Hoje na RADAR

 













Editado no dia 25 de Setembro de 1972. O grupo inglês de Birmingham gravou o quarto álbum no início desse ano em Los Angeles. Para além do habitual som duro da banda, os Black Sabbath iniciaram aqui uma outra faceta, mais melódica, de que são paradigmáticos o tema instrumental "Laguna Sunrise" e a seminal balada "Changes". Dois momentos ímpares na já longa história do Rock mais duro e que se tornaram verdadeiros clássicos, principalmente a canção vocalizada por Ozzy Osbourne. O som da bateria de Bill Ward está fora de "Changes", o piano e o órgão são tocados pelo guitarrista Tony Iommi e a letra é assinada pelo baixista Geezer Butler. 
A canção conheceu várias versões ao longo dos últimos quase cinquenta  anos, sendo a mais recente protagonizada por Charles Bradley, cantor norte-americano falecido no dia 23 de Setembro de 2017. Outra das versões foi do próprio Ozzy em dueto com a filha Kelly, em 2005. No entanto, a versão original continua imaculada e, até agora, insuperável. 
Era costume ouvir-se "Changes" passar na Rádio portuguesa durante os anos oitenta em programas, como por exemplo, «As Noites Longas do FM-Estéreo» de António Santos na Rádio Comercial, «Oceano Pacífico» de João Chaves na Renascença FM/RFM e, no mesmo canal, no programa «Serra de Estrelas» de João Porto. 
Actualmente "Changes" dos Black Sabath não se ouve em nenhuma Rádio nacional nem qualquer outro tema deste disco, mas «Vol4» passa na íntegra esta segunda-feira na RADAR, depois desta mesma edição do programa ter sido transmitida na passada quarta-feira e ontem. 
Desde o Verão do ano passado que o programa passou a ter a realização e apresentação de uma nova voz da RADAR, Sarah Lemonnier. A principal característica do programa «Álbum de Família» é a passagem integral de um disco e isso mantém-se. No entanto, foram introduzidas duas alterações relevantes. Uma é o alinhamento musical não seguir o original, o que faz com que se perca a unidade da obra, uma vez que desrespeita a intenção global dos autores. Outra é uma apresentação menos informativa, mais subjectiva, perdendo-se a objectividade informativa que fez sempre parte do programa desde o início. 
Como ouvinte, encontro maior conforto em manter-se o alinhamento original das músicas. Principalmente quando são álbuns que conheço bem, como é o caso. O tom mais interpretativo e até "poético" da nova apresentadora pode ser apenas uma questão de estilo ou então querer legitimamente fazer diferente mas, por mais paradoxal que possa parecer, não basta fazer diferente para fazer a diferença. 

Álbum de Família 
RADAR 
Realização e apresentação de Sarah Lemonnier 
2ª feira às 23:00 
Ouvir aqui 

Alinhamento original de «Vol4»:
Lado A
01. Wheels of Confusion
02. Tomorrow's Dream 
03. Changes       
04. FX    
05. Supernaut   
 
Lado B
06. Snowblind   
07. Cornucopia 
08. Laguna Sunrise
09. St. Vitus Dance          
10. Under the Sun 




<< Home