segunda-feira, 13 de março de 2023

Os Smiths







Shoplifters of the World 

Na cidade norte-americana de Denver, no Colorado, uma pequena estação local de Rádio, Kiss 101 FM - Denver's Classic Rock!, é sequestrada por um jovem que exige ao radialista da noite que apenas passe música dos britânicos Smiths, em lugar da tradicional "maratona metaleira mensal" 

É este o assunto do filme que tem por título um tema da banda de Manchester. Há um aviso inicial: "Baseado em intenções reais". 
A acção decorre num estúdio de Rádio, após a notícia do fim dos Smiths ter sido transmitida pela TV: "Depois de meses de especulação, os Smiths separam-se oficialmente", consta no prelúdio. 
Foi uma notícia choque para um grupo de amigos que se mobilizaram para que, em homenagem à banda inglesa, houvesse ao longo de toda uma madrugada uma emissão especial inteiramente dedicada às composições do vocalista Morrissey e do guitarrista Johnny Marr. 
O filme é norte-americano, não deixando por isso transparecer o verdadeiro ambiente cultural, social, político e económico em que os Smiths estavam contextualmente inseridos, em plena guerra fria, no tempo do Thatcherismo. 
Canções aparentemente alegres, bem ritmadas na sua maioria, mas cujas letras reflectiam a tristeza, o descontentamento e desencanto da juventude. Letras acutilantes, muito maduras e bastante adultas feitas por jovens, dirigidas a uma larga camada da juventude inglesa que nos anos 80 sofria de múltiplas formas e se deparava com uma parede sem saída à vista. 
Os Smiths cantavam os horrores da vida, o confronto com a barbárie, a rejeição, a indiferença social, o ostracismo, as durezas próprias e impróprias de quem tinha entre os 12 e os 25 anos de idade, mas eram também portadores de uma mensagem transgeracional, que abrangia toda a gente atingida pelo neoliberalismo selvagem, pelo capitalismo radical, frio e desumano. 
Em Portugal os Smiths também atingiram os adolescentes e jovens adultos, quer através da TV, com videoclips de algumas canções, quer principalmente através da Rádio, onde passavam abundantemente. 
Hoje em dia, de vez em quando, ainda se fazem soar. Cada vez menos, naturalmente. A melhor banda inglesa depois dos Beatles teve vida curta, com discos editados apenas entre 1984 e 1987. Nunca se voltaram a reunir. 








Ver Trailer aqui


A minha mulher deixou-me. Ela detestava que eu trabalhasse na Rádio à noite. 
Joe Manganiello as Full Metal Mickey (radialista) 

Eu via isto acontecer na vida dos outros, mas agora está a acontecer na minha. 
The Smiths 

It's so easy to laugh, it's so easy to hate. It takes strength to be gentle and kind. 
Steven Patrick Morrissey 



<< Home