quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dead Can Dance na Antena2





















Cantara
De tão raro, de quase tão impensável, merece destaque. O programa «Argonauta», de Jorge Carnaxide, dedicou uma hora de emissão à música da dupla Lisa Gerrard e Brendan Perry. Numa noite de Domingo, no invernoso Janeiro transacto.
A última vez que tinha escutado uma hora de Rádio com a música dos Dead Can Dance foi em meados de Dezembro de 2009, quando o programa «Álbum de Família» de Tiago Castro na RADAR dedicou uma emissão ao álbum «The Serpent's Egg». Antes disso, apenas em Fevereiro de 2001 na série «Como no Cinema» que realizei na TSF, onde o álbum «Whitin The Realm of a Dying Sun» preencheu o cenário do programa «No Reino do Sol Poente» e, antes ainda, o mesmo trabalho na versão integral – e sem palavra – povoou o espaço «Os Silêncios de Ouro» em Julho de 1987, no há muito extinto CMR-Correio da Manhã Rádio.
Somando os "eventos", foram quatro as ocasiões em quase um quarto de século. Uma quantia extremamente deficitária tendo em conta a riqueza estilística e musical da dupla Gerrad/Perry, que tantas e tão eloquentes paisagens sonoras potencia em Rádio. O programa «Argonauta» de Jorge Carnaxide, no passado dia 9 de Janeiro, utilizou não só a míriade sonora dos Dead Can Dance, como também a interligou com citações de frases referentes ao poder da voz e da música. Frases essas, na maioria, proferidas por musicólogos consagrados.

A música multi-referencial dos Dead Can Dance e a voz de mármore de Lisa Gerrard não é possível em nenhuma 'playlist', nem é isso que se pretende. Não é de todo desejável a banalização de tais esculturas vocais, misturadas com universos que lhe são estranhos e incompatíveis. É com aceitação racional que se pretende a devida separação das águas, sob o risco de contaminação indesejável. E o que é puro não se pode nem deve poluir. Não é essa a verdadeira questão.
É sabido que há artistas e correntes musicais absolutamente evitáveis em certos contextos e que esses mosaicos não são acessíveis o quanto baste para as grandes massas, mas também não são suficientemente eruditos para serem contemplados com um pouco mais de regularidade que seja num canal público e elitista como a Antena2. E é esse um dos grandes abismos actuais da Rádio em Portugal.

«Argonauta» de Jorge Carnaxide Cantara Antena2 (Domingo, 09 de Janeiro 2011)
Ouvir aqui

P.S: Em bom rigor, esta só não foi uma hora totalmente e exclusivamente preenchida com a música dos Dead Can Dance – por eles interpretada – porque o tema final (“Cantara”) é uma versão por parte de outro artista/grupo, embora o original seja da dupla Lisa Gerrad/Brendan Perry.

Mais sobre «Argonauta» na «Rádio Crítica»: "Sonhos Lúcidos" (15.Março.2006).

--------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem (70)

A Antena2 tem Jazz a mais.

João Pereira Bastos (ex-Director Antena2)
In
: «No Ar - A História da Rádio Em Portugal»
RTP-Memória (Janeiro 2011)

---------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem (69)

Toda a gente sabe que vai morrer, mas ninguém acredita nisso.

Spalding Grey
(1941-2004)



<< Home