quarta-feira, 15 de março de 2006

Sonhos Lúcidos























ARGONAUTA

Uma hora de pura música electrónica e ambiental. A electrónica é acima de tudo música para a mente. Subtil, evanescente, intensamente cerebral, é uma sonoridade que sugere, evoca, envolve; desvenda ângulos inesperados e escondidos da realidade, insinua-se por passagens secretas, flui pelo éter; define espaços, capta atmosferas, descreve paisagens, sugere estados de espírito, recorda memórias ancestrais.

Na década de noventa criou-se o conceito de sleepy concerts, concertos em que as pessoas assistem deitadas a espectáculos de música instrumental de carácter ambiental. Esta ideia fantástica de levar uma plateia a ser maximizada para uma atmosfera comum de partilha de intimidade foi um dos temas já abordados no programa «Argonauta» na Antena 2. É um dos novos programas da nova grelha da Antena 2 iniciada no passado dia 1 de Janeiro.
É um espaço raro na rádio actual, pois esta alimenta-se de ruído saturado a todas as horas. «Argonauta» é um programa raro, também porque assenta o seu painel sonoro no silêncio e nos baixos tons sonoros, interrompidos apenas pela apresentação do que se está a oferecer. Neste aspecto, o ritmo vocal do apresentador não é lá muito coincidente com o ritmo musical que o programa expõe. Mas não é danoso, não chega a prejudicar dolosamente o efeito de flutuação. A informação adicionada quase que – por grandes momentos – se poderia reduzir ou mesmo dispensar. Pelo contrário, o horário do programa é que se poderia alargar, com o efeito imediato de se conseguir escutar as obras musicais com menos encurtamentos.
«Argonauta» é uma iniciação ao voo. Recomendado apenas a quem deseja (e necessita) “ter asas” para voar.
Voltemos aos sonhos… sonhos acordados, sonhos lúcidos.

Os sons inspirados na atmosfera dos planetários para trazer até às pessoas a música das esferas. Porque nós viemos das estrelas, e as estrelas são o nosso destino…

ARGONAUTA
Um programa de Jorge Carnaxide
RDP-Antena2
4ª feira (21:00/22:00)

P.S: Excepcionalmente esta quarta-feira, 15 de Março, este programa dará lugar a uma transmissão em directo do Teatro Viriato em Viseu. Um recital de piano com Jorge Moyano.



<< Home