segunda-feira, 5 de setembro de 2005

A Estação "parva"



























Muito se tem escrito sobre a chamada Silly Season (a estação parva), a altura do ano em que o corpo entra de férias e o cérebro baixa a fasquia. É assim no verão, particularmente durante o mês de agosto, no caso de Portugal. Não tenho muito a acrescentar sobre o assunto, até porque sou também "vítima" parcial do efeito da estação quente.
Ainda assim, durante esse período de dispersão, certo afastamento e até apagamento em vários aspectos, não pude deixar de ouvir rádio sempre que me foi possível fazê-lo. E então o que se ouve nas rádios em Portugal em época de férias? Playlist em doses cavalares, repetições em catadupa, alargamento de formatos já anteriormente existentes, a repetição da repetição, a reposição do anteriormente emitido e...mais música de playlist, também ela repetitiva. Muito raramente apareceu uma ou outra coisa verdadeiramente nova ou inédita. O não investimento em programação para o período de verão é algo que para mim não faz o mínimo sentido. Os ouvintes merecem menos durante as férias?
O estender do elástico rebenta com a pastilha. Não admira que a estação esteja parva!

Francisco Mateus


P.S.1: Recomendo vivamente a audição / download (de preferência para formato CD) das emissões dos dias 04; 11 e 18 de julho do programa "Íntima Fracção". Está ali o paradigma do que deveria ser o espírito das emissões de rádio em noites de verão. É o oposto do marasmo veraneante radiofónico. O oposto positivo da silly season. E quem é que quer ser silly?

P.S.2: Normalmente escrevo sempre ouvindo música. Este texto foi acompanhado pela canção "Summer`s Almost Gone" dos The Doors...(eles lá saberão porquê!).



<< Home