terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

CINCO MINUTOS JAZZ









Um, dois…um dois, três, quatro, Cinco Minutos Jazz!

E já lá vão quarenta anos! O mítico programa de José Duarte [na realidade trata-se de uma Crónica Diária] completa hoje quatro décadas de existência. Um longo caminho percorrido na rádio, uma longa história cheia de histórias à volta do Jazz, sempre pela mão do mesmo autor. É notável! Nos dias da rádio de hoje em Portugal, que programa poderá assinalar semelhante data? Principalmente dedicando-se a um género musical que não se dirige às massas. De resto, o Jazz sempre foi um género musical mal tratado pela rádio portuguesa. Houve e há programas de Jazz espalhados por algumas estações de rádio em Portugal, umas vezes mais, outras vezes menos, mas lá vai havendo.
É certo e sabido que estamos em Portugal, e uma estação de rádio exclusivamente dedicada ao Jazz não seria sustentada pelo mercado publicitário existente. Daí o papel fundamental do serviço público neste domínio. Uma rádio de Jazz nos Estados Unidos, por exemplo numa cidade como Nova Iorque, é escutada por uma imensa minoria de pelo menos dois milhões de ouvintes, o que a torna desde logo absolutamente viável. Mas ainda assim não poderia haver mais dedicação ao Jazz por parte das rádios portuguesas?
O que nunca houve foi coerência, continuidade, permanência e sapiência no tratamento. A excepção é os “Cinco Minutos Jazz” diários de José Duarte. Uma fórmula simples: um curto mas incisivo texto dito (não lido) e inequivocamente explicado, um tema Jazz (instrumental ou vocal), um genérico perene, sempre "Lou’s Blues" de Lou Donaldson, e… um simples “até amanhã”. José Duarte fez e faz mais pelo Jazz em cinco minutos que qualquer outro produto radiofónico ao longo dos últimos quarenta anos. Tornou-se popular pela simplicidade, pelo poder de comunicação do seu autor. “Cinco Minutos Jazz” quebrou muito gelo que havia entre o Jazz e o público português. É claro que ainda há muito desse gelo para derreter, mas a crónica diária de José Duarte já contribuiu mais para isso do que se esperaria na noite de 21 de Fevereiro de 1966, às 23:00 na Rádio Renascença. Enquanto ouvinte, “apanhei” estes cinco minutos pela primeira vez em Outubro de 1983, na Rádio Comercial. Exactamente os cinco minutos antes da meia-noite de 2ª a 6ª, incorporados no alinhamento de conteúdos do programa “24ª Hora” de João Martins. Desde então nunca mais os perdi de ouvido.
“Cinco Minutos Jazz” habitou outras estações e frequências: Rádio Comercial, RDP – Antena 1 e Antena 2. Actualmente apenas no primeiro dos canais públicos e nos horários abaixo indicados. Na Antena 2 José Duarte assina um outro e novo programa de Jazz – “Jazz Com Brancas” – iniciado em Janeiro último. José Duarte mantém ainda viva “A Menina Dança”, nas noites de sábado para domingo, a partir da meia-noite. Uma vida dedicada à rádio, à causa de um género musical inesgotável que é o Jazz e seus derivados mais directos. Assim é José Duarte, um profissional de rádio que produz e muito rende em quantidade e sobretudo em qualidade, quando muitos da sua geração se encostam ou encostaram já à reforma.

P.S: PPPSSSTTT!!! À hora que publico este texto, está "a dar" na rádio!

CINCO MINUTOS JAZZ
RDP – Antena1 (2ª a 6ª feira)
01:55; 18:55; 22:55

Há um concerto comemorativo dos 40 anos de “Cinco Minutos Jazz” esta noite no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa.

É o programa diário - de segunda a sexta - mais antigo da Rádio portuguesa. A primeira emissão foi em 21 de Fevereiro 1966. Desde 1993 na Antena 1, tem como objectivo divulgar música jazz de todos os estilos e de todos os anos. Jazz de New Orleans, swing dos anos 30, bebop dos anos 40, hard bop dos anos 50, estilos que coabitam até com o free jazz. A sua abertura e fecho pertencem já à História da Rádio portuguesa.


Outros programas de Jazz na Rádio pública:

Jazz Com Brancas” de José Duarte
RDP – Antena2
2ª a 6ª feira (20:00 às 21:00)

Um Toque de Jazz” de Manuel Jorge Veloso
RDP – Antena2
Sábados & Domingos (16:00/18:00)


Saiba mais sobre Jazz em: http://www.jazzportugal.net/
E sobre José Duarte em: www.jazzportugal.ua.pt/joseduarte/



<< Home