domingo, 9 de abril de 2006

09/Abril/1984 – 09/Abril/2006

É uma data que nunca posso deixar passar em branco. Hoje o programa de rádio «Íntima Fracção» completa 22 anos de emissões. Acompanho-o desde Janeiro de 1987. Os sinceros parabéns ao seu autor de sempre Francisco Amaral. E é para continuar!

Está on-line uma extensa lista de temas musicais favoritos da «Íntima Fracção»: IF - 22 ANOS REVISTOS.
(Com uma playlist assim não me importava eu de trabalhar!).
------------------------------------------------------------------------------------------

Os textos mais recentes neste blogue suscitaram réplicas noutros blogues e foram vários os “ouvintes” da «Rádio Crítica» a enviarem e-mails de satisfação pelas evocações anteriormente descritas. Agradecimentos públicos aos vários leitores e um sincero Obrigado a alguns blogues que, para mim, são de referência: Paula Cordeiro (NetFM), reflectindo sobre a rádio em geral, dedicando-se à rádio essencialmente na sua vertente electrónica; Rogério Santos (Industrias Culturais) sempre actual sobre todos os mass media; Álvaro José Ferreira (A Nossa Rádio) num espaço partilhado dedicado com pertinência à rádio pública em Portugal. É bom saber que estão atentos e que continuam “sintonizados” nesta paixão comum que é a Rádio. Todos nós ansiamos por um posto mágico!

Devo dizer ainda que muitas vezes tenho recorrido ao passado para reflectir aqui sobre o meio radiofónico no nosso país. É por manifesta saudade (atenção: não saudosismo!) mas também por uma questão de necessidade. É que nos dias correntes são escassos os programas de rádio que me merecem enquanto ouvinte, sendo esta a qualidade em que me apresento aqui. O meu grande prazer é partilhar os meus gostos pessoais enquanto ouvinte de rádio. E passado que está o primeiro ano da «Rádio Crítica», sinto que a maior parte dos programas que ouço já foram trazidos à luz neste blogue. Fosse este espaço público efectuado há vinte ou há vinte e cinco anos e teria muitas dificuldades em não ter que escrever diariamente pelo menos um ou dois textos sobre programas contemporâneos, tal era a riqueza e diversidade que a rádio em Portugal oferecia. Apesar de nesses dias existirem só quatro canais de radiodifusão à escala nacional. O recurso ao passado é uma constante neste blogue, e vai continuar a ser. Para muito breve, um artigo de fundo sobre a Rádio Comercial nos anos 80. Stay tuned!



<< Home