quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Terra Pura













Querem conhecer um programa de rádio com grande qualidade? Então ouçam isto:
O programa chama-se «Terra Pura», o realizador chama-se Luís Rei. A apresentação é profissional, e o apresentador sabe do que fala. Luís Rei é um conhecedor da chamada “World Music” e é essa a temática do programa «Terra Pura». Foi para mim uma descoberta feliz, esta através da Internet.
A música de carácter tradicional, a chamada “World Music”, está banida dos éteres nacionais. Sempre foi uma corrente artística estratificada, mal aceite e até mesmo espezinhada pela rádio em Portugal. Houve, no entanto, vários momentos de visibilidade, quase sempre fruto da insistência de profissionais que, ainda com algum fôlego fora das playlists, conseguiam arranjar força de vontade e coragem para colocarem um pouco do enormíssimo mundo da música tradicional na vitrina das estações para as quais trabalhavam. Assim aconteceu na TSF, na XFM e na VOXX. Foram os melhores exemplos que ouvi.
Hoje em dia, a nível nacional, apenas a Antena2 e a Antena3 têm espaços dedicados às músicas do mundo, nos programas «Raízes» (2ª a 6ª / 13:00-14:00) e «Planeta 3» (Domingo / 22:00-23:00) respectivamente. Não sei se é oferta que chegue. Eu acho que não é, mas pelo menos encontra-se no serviço público de radiodifusão.
O universo destes sons é tão imenso, tão desmesurado em quantidade e qualidade que parece-me sempre que o espaço existente para a sua divulgação é por demais insuficiente. «Terra Pura» é mais um contributo importante para diminuir essa lacuna.
Tão encharcados que estamos de música pop comercial anglo saxónica, monopolizadora das rádios em Portugal, que quando se ouve um bocado da voz da terra sente-se uma frescura de espírito, um vigor auditivo, que apetece saborear por muito mais tempo.
«Terra Pura» também inclui entrevistas com músicos.
Não sei se é um programa de rádio a sério com podcast, ou um podcast a sério na rádio. Talvez seja ambas as coisas.
Claro está que este é um tipo de produto só para certos ouvidos, por isso, vida longa nesta terra!
Encontra-se na Rádio Hertziana, na Internet em formato Podcast e também para escuta.

Podcast:
http://podcast.radio.ist.utl.pt/terrapura.xml

Links:
http://www.cronicasdaterra.com/cronicas
http://www.cronicasdaterra.com
http://cronicasdaterra.weblog.com.pt

Rádios:
Zero (Internet) - Sábados - 12h / 14h e Segundas 17h / 19h
Rádio Universitária do Minho (Braga) - Sábados - 13h / 15h
Química FM (Cascais)- Domingos 13h / 15h
Antena Miróbriga (Santiago do Cacém) - Domingos 22h / 24h

Sirvam-se desta «Terra Pura» que nos há-de comer!



<< Home