sábado, 25 de novembro de 2006
Bons ventos de Espanha
Bons ventos de Espanha. Coisas muito interessantes do outro lado da fronteira. Alejandro Moreno Sánchez realiza o programa «Cantos Del Desierto». Música irrepreensível. Alguma dúvida sobre isso? Então vejam só, a título de exemplo, estes três alinhamentos:
Yann Tiersen - Les bras de mer - Le phare
Sr. Chinarro - Buenas noches
Alberto Iglesias - Cautiva
Dead can dance - Don't fade away - Toward The Within
Dead can dance - How fortunate the man with none
Eleni Karaindrou & Kim Kashkashian - Woman´s theme - BSO La mirada de Ulises
Ryuichi Sakamoto - Little Buddha - Cinemage
Piano magic - Wrong french
Peter Gabriel - Low light - Ovo
(21.Novembro.2006)
The divine comedy - Our Mutual Friend - Absent Friends
Dominique A - Rouvrir - L'horizon
Dominique A - L'horizon - L'horizon
Perry Blake - Forgiveness - The Crying Room
Coldplay - Low - X & Y
Iván Ferreiro - Estrella de la muerte - Canciones para el tiempo y la distancia
Sigur Rós - Gong - Takk
Thom Yorke - And it rained all night - The eraser
Thom Yorke - Harrowdown Hill - The eraser
Natacha Atlas - Leysh Nat Arak (2005 Dub Mix) - The best of...
(24.Outubro.2006)
SHIGERU UMEBAYASHI - Yumeji´s theme - BSO Deseando amar
RYUICHI SAKAMOTO - Rain (I want a divorce) - Playing The Orchestra
ENNIO MORRICONE - Cinema Paradiso - BSO Cinema Paradiso
STINA NORDENSTAM - The Morning Belongs To The Night - The world is saved
COLDPLAY - Don´t panic - Parachutes
LALI PUNA - Alienation - Faking the books
THE WHITE BIRCH - Your Spain - Come up for fair
MARLANGO - Once upon a time - Marlango
SCOTT WALKER - Boy Child
LOLÉ Y MANUEL - A ustedes señores míos - Alba Molina
PORTISHEAD - Roads - Dummy
YO LA TENGO - Saturday - And Then Nothing Turned Itself Inside-Out
MURCOF - Mes - Martes
(26.Maio.2006)
«Cantos del Desierto»
A emissão de Alejandro Moreno Sánches tem alma, tem mistério, é dotado de profundidade. De lá sopram bons ventos, é mais uma prova provada que há vida na Internet e a “Etérea Irmandade” ganha mais um hermano além fronteira.
«Cantos del Desierto» acontece em ondas locais numa rádio da Andaluzia, e embora Alejandro solte universais cantos ao deserto, não nos está a dar música!
Hoy, lunes 17 de abril de 2006, nace el blog del programa de radio "Cantos del desierto". En nuestro sexto año, se emite en la emisora cultural de Ronda (Andalucía), Onda 4, a través del 105.4 fm. Si dispones de conexión a internet por banda ancha puedes descargarte el programa en mp3, oírlo cuando te apetezca, repetirlo, archivarlo en tu disco duro...
Disponible, junto a todos los demás programas de Onda 4 Ronda en www.ronda.net/asociaciones/onda4 y pinchando en "Radio a la carta". También disponible en www.vambirocultura.com/alacarta
Cantos del Desierto es una propuesta de 60 minutos para que descubras una escena poco divulgada de la música contemporánea. Apostamos sobre todo por aquellos sonidos que las grandes discográficas multinacionales han decidido no darles una oportunidad y que, por su calidad, tienen más que merecido un hueco en la radiodifusión.
Sonidos alegres contrastarán con piezas de fuerte contenido emotivo e intimista, las bandas sonoras, las piezas instrumentales, el lirismo y la melodía...
Cantos del desierto: Músicas para practicar el bello ejercicio del sentir.
Realiza: Alejandro Moreno Sánchez
CANTOS DEL DESIERTO - Onda Local de Andalucía - Martes a las 22:00 y domingos a las 00:00 - Un programa de Alejandro Moreno Sánchez
http://cantosdeldesierto.blogspot.com/
Para além do deserto, a Madrugada Mítica
Alejandro Moreno Sánchez conhece Portugal e a realidade radiofónica do lado de cá da fronteira. Alejandro foi estudante em Coimbra, na segunda metade da década de 90. Estudava ouvindo rádio, especialmente durante a noite. O que ele mais ouvia era a TSF, num período que ele próprio chamou de “madrugadas míticas”. A devoção de ouvinte atento não se ficou pela escuta. Ele gravava as emissões nocturnas da TSF enquanto estudava, e deleitava-se com aqueles espaços livres (incluindo a Íntima Fracção) bem no fundo da noite, onde o frenesim próprio da Rádio Notícias abrandava o passo e respirava fundo antes de nova jornada informativa. Realizei muitas dessas noites, e foi com grande espanto meu que Alejandro me endereçou, há poucos dias, um e-mail dando conta de tudo isto. E, como se não bastasse a surpresa, enviou também um pedaço de uma gravação (*) dessas “madrugadas míticas”. É uma gravação de uma emissão minha na TSF, feita em directo, em Junho de 1999. Nela se reconhece uma espécie de antecâmara daquilo que mais tarde viria a ganhar corpo e forma sob o nome de «Como no Cinema», em particular dos vários programas dedicados ao Mar. Por via do renascimento do programa «Como no Cinema» na Internet – o qual também ouve – Alejandro redescobriu-me e eu descobriu-o a ele. Como pode ser fascinante este novo mundo das novas tecnologias! Afinal, a Internite, essa novel maleita baptizada por Saramago, também tem largas vantagens, além de costas largas.
Também é para mim um grande prazer de enviar-te cumprimentos e abraços desde Espanha porque eu também era um grande seguidor das tuas madrugadas na TSF lá pelos anos 98-99 que estive a estudar em Coimbra.
... Sim que eu gravava! Eram madrugadas míticas.
Nestes anos, as vezes que voltei a Portugal tentei ouvir os vossos programas pela TSF mas já ouvi que tudo mudou e esses momentos inesquecíveis já eram história. Portanto, é para mim uma grande satisfação as vossas tentativas de boa rádio pela net e sobretudo é fantástico contactar com vocês, com Francisco Amaral e contigo, com aqueles que há coisa de 7 anos me faziam muito feliz em Coimbra ouvindo a rádio de madrugada.
Acho que ainda tenho algumas cassetes dos programas. Vou procurá-los.
De facto, os poemas de "O mar" de Vitorino Nemésio na voz de Maria Azenha estão na minha casa numa cassete do ano 99.
(*) Para quem quiser ouvir/guardar, está aqui disponível (também em formato podcast) uma parte da “Madrugada Mítica” disponibilizada por Alejandro Moreno Sánches: DOWNLOAD
O som foi gravado em cassete, pelo que se compreende uma qualidade sonora não muito elevada, sendo perceptíveis alguns dos ruídos típicos da captação em FM.
Nota: (este ficheiro sonoro deixará de estar em linha a partir da próxima sexta-feira, dia 01 de Dezembro).