terça-feira, 26 de junho de 2007

Infoinclusões

Contributos para uma literacia mediática. Dicas, palpites, sugestões e reflexões sobre a dita Sociedade da Informação. Comentários, críticas e observações do espaço público mediático.

É um novo blogue, inaugurado a 11 de Fevereiro, sobre o consumo dos média e as questões de cidadania, na dita "Sociedade de Informação": «Infoinclusões» de Vítor Soares, ex- jornalista de rádio, onde trabalhou 35 anos. É um dos nomes clássicos (e dos mais discretos) da Rádio Comercial das décadas de 70, 80 e 90. É ouvinte atento de rádio, mas não só. Vítor Soares debruça-se sobre todo o panorama mediático nacional. É pertinente nas suas abordagens e coloca questões de difícil resposta. Às vezes, ele próprio avança com respostas e possíveis caminhos para os temas que aborda. Dotado de forte sentido crítico, partilha o seu ponto de vista na blogosfera. Não é para isso que servem os blogues temáticos sobre média?

«Infoinclusões» de Vítor Soares não é mais um blogue. É um blogue a ter em conta.

(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".
STRIPLING, Barbara K. ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://www.ctap4.org/infolit/

Vítor Soares
Produtor/consumidor de média, cidadão do mundo.



<< Home