segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ele (Fernando Correia) em minha casa










Foto: António Pedro Ferreira

Quarta-feira; 30 de Abril: O programa «Lugar Cativo» [Rádio Clube Português] feito em directo da sala de troféus do ginásio-sede do Futebol Clube Barreirense na cidade do Barreiro. Assinalou-se o 97º aniversário do Futebol Clube Barreirense e 88º do Luso FC. O FC Barreirense já não está entre os grandes da primeira divisão desde a época 1977/78, mas nesta emissão especial estiveram presentes velhas e novas glórias do clube, para além de outros convidados especiais, como por exemplo o presidente da Câmara.
O Barreiro sempre foi um viveiro de valores para o futebol nacional. Lá nasceram e/ou cresceram nomes como José Augusto, Manuel Galrinho Bento ou Fernando Chalana.
Ainda nos tempos da TSF, Fernando Correia planeava um dia fazer uma emissão especial a partir do histórico Barreiro do futebol. Acabou por acontecer agora essa oportunidade, numa altura muito importante para a cidade, que vê o histórico Estádio D. Manuel de Mello ser demolido para dar lugar a novas infra-estruturas decisivas para o futuro da cidade, nomeadamente a nova travessia rodoviária com ligação directa a Lisboa, incluindo ligação de TGV e comboios suburbanos. O novo Estádio do FC Barreirense está já projectado e aprovado. Vai ser construído à beira rio, na freguesia da Verderena, no âmbito do Programa Polis, cuja primeira fase foi recentemente inaugurada. Enquanto isso, a actual boa carreira desportiva da equipa sénior do FC Barreirense (está prestes a subir de divisão) vai-se desenvolvendo no esplendor da relva do também já histórico Estádio Alfredo da Silva.

Palavras de Fernando Correia ao site do FCB:
"É muito bom estar aqui a fazer um programa dedicado a dois clubes. A rádio tem a obrigação de vir ao encontro das pessoas, das realidades e tem a obrigação de as transmitir a todo o país. Somos um país tão pequenino que se nós próprios não soubermos o que se passa cá dentro então não somos ninguém. Este caso do Barreirense é mais um, da forma de estar, em Portugal. Por outro lado, marcou-me o facto de já não existir o D. Manuel de Mello, um campo onde fiz muitos relatos, e o facto de não existir quer dizer que o campo era velho e eu também (risos). Posso dizer que foi um programa que decorreu com toda a TRANQUILIDADE (mais risos)."

Uma outra noite passada
O programa «Bancada Central» começou em Fevereiro de 1996 e acabou em Dezembro de 2006. E foi um êxito de bilheteira. Por mero acaso de escalonamento de serviço, coube-me estar aos comandos da emissão da TSF em ambas as ocasiões. O (mal apelidado) fórum sobre futebol (abordou outras modalidades desportivas) teve vários horários, todos eles nocturnos. Foram quase onze anos de muitas noites em estúdio com Fernando Correia, milhares e milhares de minutos, milhares de chamadas telefónicas, largas centenas de ouvintes, dezenas e dezenas de convidados em estúdio, noites de Rádio sem fim… até ao fim, em Dezembro de 2006, numa noite em época de Natal em que ainda não se sabia que aquela era a última emissão da «Bancada Central». Para os derradeiros minutos, Fernando Correia desafiou-me a escolher um tema musical para encerramento de programa. Uma prática não inédita. Já tinha sido assim por numerosas vezes. Escolhi a versão “So It’s Christmas” [de John Lennon] na voz da cantora brasileira Simone Bettencourt de Oliveira – “Então É Natal”.
O programa interactivo de Fernando Correia recomeçou pouco tempo depois, com formato redefinido, no arranque do novo RCP-Rádio Clube de Portugal no dia 29 de Janeiro de 2007. Depois de alguns ligeiros ajustes, mantém-se firme na programação diária (incluindo ao fim-de-semana) do RCP, com forte contribuição profissional de dois outros jornalistas (também ex-TSF), Artur Teixeira e Fernando António. E Fernando Correia continua ainda – e em grande forma – a fazer relatos de futebol como só ele sabe. Além dos muitos companheiros e jovens talentos, para mim continua a ser o melhor.

«Lugar Cativo»
RCP-Rádio Clube Português
Segunda a Sexta-feira (20:00/21.30)
Sábado / Domingo (19:00/22:00)




<< Home