sábado, 22 de novembro de 2008

O Álbum Branco faz hoje 40 anos

















Ficou conhecido pelo nome de «The White Álbum», mas o verdadeiro nome do duplo disco dos Beatles chama-se exactamente «The Beatles». Foi editado no dia 22 de Novembro de 1968. Faz hoje 40 anos.
As quatro décadas de um dos mais significativos marcos da história pop/rock da segunda metade do século XX está a passar – literalmente – ‘em branco’ na Rádio em Portuguesa.
Mas há ainda (e até quando?) as excepções do costume. Felizmente que as excepções do costume mantêm a regra da pontualidade nestas alturas. É o caso do programa «Discos Voadores», de Nuno Galopim na RADAR. O jornalista do DN e autor do programa dedica a segunda de duas horas da emissão de «Discos Voadores» deste fim-de-semana a uma viagem ao passado, recordando alguns dos temas do «Álbum Branco» dos The Beatles. A indiferença da Rádio de maior dimensão em Portugal continua a passar ao lado do que é realmente importante na cultura musical. Em 2007 fizera o mesmo com os 40 anos do álbum «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» e, já neste ano de 2008, teve igual e reprovável comportamento na celebração de meio-século de Bossa Nova.
Pelo menos na RADAR, haverá a lembrança do «White Album» dos The Beatles.

The Beatles – “While My Guitar Gently Weeps” [The White Album] 1968

«Discos Voadores»,
Hoje, sábado (18:00/20:00) e amanhã, Domingo (20:00/22:00)
RADAR (Lisboa) 97.8 FM
Radar na Internet: http://www.radarlisboa.fm/

Mais sobre «Discos Voadores» e Nuno Galopim na «Rádio Crítica»: 26.Setembro.2005




<< Home