quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Maratonas na Rádio


















Já lá vai o tempo das grandes maratonas na Rádio. Fossem manhãs ou tardes imensas de seis a oito horas temáticas ou de entretenimento variado, fossem noites incríveis até ao raiar da manhã. A grande aventura das emissões extra-longas tornou-se quase inexistente. As que existem regularmente são dedicadas ao desporto, mais exactamente ao Futebol nacional, nas suas intermináveis jornadas espartilhadas por vários dias e, no caso das maratonas de relatos, espalhadas por várias horas num mesmo dia onde se disputa a maior parte dos jogos. Normalmente ao Domingo à tarde (também pode ser ao Sábado), onde os encontros há muito que deixaram de ser à mesma hora. Actualmente só já a Antena1 se dedica a essas transmissões que podem iniciar-se às três da tarde e terminarem à meia-noite.
No entanto, no curto espaço de apenas menos de um mês, ocorreram duas saborosas maratonas na Rádio – e que não foram dedicadas ao Futebol. Uma foi sobre música, a outra sobre temas vários, muita conversa e quase nenhuma música.
A primeira das duas maratonas foi na RADAR, no dia 07 de Setembro, Terça-feira (16:00/22:00) no especial «Álbum de Família». É uma maratona recorrente e anual. Acontece sempre que o programa de Tiago Castro termina uma época de emissões semanais regulares. O processo de realização é francamente democrático. No site da estação são votados pelos ouvintes os álbuns de família que mais gostaram de todos os que foram sendo apresentados ao longo do ano. Feita a contagem, os primeiros 50 vão à antena [um tema por cada álbum desses 50] e, com convidados e outros radialistas da casa, se faz uma emissão de seis horas consecutivas em directo.
A Maratona em directo com a divulgação da votação final da 5ª série do programa de Tiago Castro na RADAR teve a apresentação de Pedro Ramos (com Tiago Castro), Pedro Moreira Dias, Joana Bernardo e ainda vários convidados e participantes. Entre eles: Luís Filipe Barros, Henrique Amaro, Ricardo Mariano, Inês Meneses, Ana Cristina Ferrão, Zé Pedro, Tiago Santos, Duarte Pinto Coelho, Mário Lopes e Pedro Gomes.
Houve repetição integral no Sábado, 11 de Setembro (13:00/19:00) e também no dia seguinte, Domingo, ao longo de toda a manhã.
O disco mais votado no final da 5ª série do programa «Álbum de Família» na RADAR foi o da capa aqui em cima ilustrada.
As votações dos ouvintes + A lista final de 50 álbuns
















A outra maratona na Rádio aconteceu no dia 01 de Outubro, com um especial «Prova Oral» - Noite Infernal. Um inédito no programa fórum/talk show de Fernando Alvim com Rita Moreira na Antena3.
Vários temas falados - entre eles a própria Rádio - vários convidados em estúdio e a participação dos ouvintes. Muito improviso e boa disposição. Também em directo, da meia-noite às 07:00 da manhã.
Ainda assim, nada que apague as boas e ternas memórias de outras maratonas nocturnas na história da Rádio portuguesa dos últimos trinta anos, nos programas diários «A Noite é Nossa» de Ruy Castelar e «No Calor da Noite» (de Luís Filipe Barros, José Augusto Marques, Fernando Correia e Jorge Perestrelo, entre outros) na Rádio Comercial.
Siga a bola!



<< Home