quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Também foi da Rádio















Carlos Pinto Coelho
1944-2010

Mais conhecido como uma figura da Televisão, o jornalista Carlos Pinto Coelho também foi um homem da Rádio. Fui ouvinte entusiasta das manhãs que realizou na Rádio Comercial na primeira metade dos anos 80, no horário das 07:00 às 10:00. Nesse espaço de Rádio, Carlos Pinto Coelho costumava dizer uma frase chave diariamente: "Aproveite bem este dia. Nunca mais haverá [por exemplo] outro dia 28 de Junho de 1983".
Nunca ouvi nada dele na RDP-Antena1 e já muitos anos depois, na TSF, realizou o programa de debate semanal «Directo ao Assunto» (Domingo; 11:00/12:00) entre os anos de 2003 e 2005.









Na TV segui também com entusiasmo o magazine de informação «Fim-de-semana» que apresentou, ao lado de outros grandes profissionais, na RTP1, ainda na primeira metade dos anos 80. É desse período que no programa «O Tal Canal» Herman José criou a personagem Carlos Filinto Botelho, numa saudável e inesquecível caricatura a Carlos Pinto Coelho. Outra frase chave para o final desses episódios: "Para todos um bom fim-de-semana!".
E claro, acompanhei durante incontáveis noites o telejornal cultural diário na RTP2 «Acontece», desde o início em 1994 até ao fim em 2003. Um final abrupto – de contornos políticos – para o melhor programa de informação e divulgação cultural alguma vez feito na televisão portuguesa.





















O programa teve vida e continuidade no mundo da Rádio, com uma edição semanal ao longo dos últimos 12 anos em mais de 90 estações de Rádio em Portugal, Macau e Espanha. Também chegou à edição em livro.
Carlos Pinto Coelho foi um comunicador singular.




<< Home