segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

JAPAN em família na RADAR
























O álbum que há poucos meses completou três décadas é o alvo das atenções do muito recomendável programa «Álbum de Família» na RADAR.
Esta quarta-feira às 14:00 e no próximo Domingo ao meio-dia. Terá uma terceira transmissão na segunda-feira seguinte às 23:00. Realização de Tiago Castro.

«Gentlemen Take Polaroids» é o segundo melhor disco dos Japan, depois de «Tin Drum».
Em 1980 a banda de David Sylvian e Mick Karn, com Steve Jansen e Richard Barbieri mais Rob Dean, atingiu a maturidade plena a nível estilístico e sonoro. Uma reviravolta enorme iniciada em 1979 depois de uma primeira fase Glam Rock, que ainda fez incursão pelo Disco-Sound, antes de chegar a um patamar pioneiro de sofisticação, o qual se designaria de New Romantic.















Oportunidade única para ouvir um álbum na íntegra na Rádio, acompanhado de informação contextualizada. E não é um disco qualquer. Oportunidade para (re)escutar a mestria do multi-instrumentista Mick Karn [baixista/clarinetista/saxofonista/teclista, letrista e compositor] recentemente desaparecido.
Oportunidade para ouvir a voz de David Sylvian no grupo que fundou em 1974 e no qual foi frontman antes de se tornar no conceituado artista em nome próprio após o fim da banda em 1982.
Neste disco iniciou-se a parceria entre David Sylvian e o músico japonês Ryuichi Sakamoto. Uma parceria que viria a dar muitos e bons frutos até à actualidade.

Nas imagens que se seguem, uma actuação ao vivo em 1982 no famoso programa televisivo da BBC «Old Grey Whistle Test», num tema clássico do álbum «Gentlemen Take Polaroids»:

Japan – “Nightporter” (1980)




<< Home