sexta-feira, 4 de março de 2011

Histórias verdadeiras




















03 de Março de 1996
Há quinze anos caía o avião que transportava o grupo brasileiro Mamonas Assassinas

Por coincidência (ou incidência), estava a fazer emissão em directo na TSF nesse dia, onde dei a notícia a partir de um telex da Agência Lusa. Terá sido a notícia dada em primeira-mão na Rádio. No final dessa tarde, princípio de noite, estava prevista uma entrevista na TSF com o grupo. Estaria à espera deles para me autografarem a capa do CD. De imediato telefonei ao colega da Rádio que os iria entrevistar daí a horas. Ele também não sabia do sucedido.
Os Mamonas Assassinas estavam a ser um fenómeno de popularidade e vendas e iam dar o primeiro concerto em Portugal.














04 de Março de 2001
Há dez anos caía a ponte Hintze Ribeiro

Também na emissão em directo, encontrava-me nos momentos antecedentes à realização de mais uma edição do programa «Como no Cinema». A notícia da tragédia de Entre-os-Rios fez a TSF abrir um especial informação para acompanhar a par e passo os desenvolvimentos iniciais após a queda da ponte. Foi num Sábado à noite e o Inverno estava ainda na sua máxima força. Frio, chuva intensa e ventos fortes. O Inverno de 2000/2001 foi o mais rigoroso de que me lembro em Portugal, quase igualizado pelo anterior (2009/2010). Este que agora está prestes a terminar - por comparação - tem sido suave.
Naquela noite de Sábado, de dia 03 para dia 04 de Março, já Domingo, a emissão especial da TSF durou horas, como se esperava e como tinha que ser. Foi a única noite em que a realização da série de programas «Como no Cinema» não foi possível. As circunstâncias falavam por si, como era óbvio. Uma tragédia inesperada pode mudar tudo numa Rádio feita em directo.
Nos dias seguintes, e pelas piores razões, uma pequena localidade do Norte do país era notícia em todo o lado, até em televisões noticiosas internacionais.



<< Home