terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hoje no PORTO













Jorge Pereirinha Pires

De ouvido atento e com passado na Rádio

O jornalista e crítico de música Jorge Pereirinha Pires vai estar dia 18 de Outubro, na livraria Almedina do Arrábida Shopping, para falar sobre a importância do sentido da "Audição" nas nossas vidas. A sessão tem entrada livre e começa às 21h30.

Esta sessão está inserida no ciclo “Café dos Sentidos”, que resulta de uma parceria da Almedina e da Ideias Concertadas e pretende percorrer os sentidos – Audição, Olfacto, Paladar, Tacto, Visão e o 6.º Sentido – numa viagem de sessões pautadas pela novidade e originalidade.
Jorge Pereirinha Pires é conhecido sobretudo como jornalista, crítico musical e literário, escritor, tradutor e guionista.
Desde 1979 tem colaboração dispersa por diversos órgãos de informação nacionais – Match Magazine, Jornal de Letras, O Jornal, Blitz, revista LER, Sete, Semanário, El País, Expresso, Público – e alguns estrangeiros. Entre 1992 e 2000 foi colaborador assíduo do semanário Expresso, para o qual escreveu regularmente sobre música popular portuguesa, sociologia da cultura, crítica literária e análise dos novos «media» e da sociedade da informação. Manteve crónicas radiofónicas na Antena2, na Rádio Comercial, na Antena1 e na XFM, tendo integrado a equipa inicial deste último projecto. Em diversas circunstâncias, participou em debates ou intervenções públicas sobre a música popular portuguesa. Integrou diversos júris de concursos artísticos.

«Brava Dança» – trailer cinema (2007)
Um dos trabalhos mais notáveis de Jorge Pereirinha Pires, em co-realização com José Francisco Pinheiro.
Documentário sobre o grupo musical português Heróis do Mar:



Percurso académico e profissional de Jorge Pereirinha Pires.



<< Home