segunda-feira, 12 de março de 2012

José Braga















Morreu esta segunda-feira José Braga, radialista de longa data ligado à RUC-Rádio Universidade de Coimbra.
Há anos tentou bater o recorde de horas de emissão em directo, algo que pouca gente tem tentado fazer e que até agora ninguém conseguiu, muito menos um radialista português.
A iniciativa de José Braga foi, a nível nacional, um feito!
A emissão de hoje do programa «Em Transe» na RADAR, da dupla de realizadores Ricardo Mariano e Ricardo Carvalho, foi dedicada a José Braga.

O Zé morreu hoje. Foi um homem raro que amava a música de forma avassaladora. Por ela e com ela dedicou-se à rádio num jeito genuinamente diletante. Chegámos a fazer emissões juntos e não imaginam o prazer que me deu essa cumplicidade. Por tudo foi especial. Estou muito triste.
Obrigado e um abraço, Zé Braga.


Ricardo Mariano
Realizador do programa «Vidro Azul» e co-realizador do programa «Em Transe»


Agora partiu o Zé Braga. Não sabia que estava doente e o choque foi imenso. Ele foi um dos grandes vultos da cidade de Coimbra, mas como insistiu em passar ao lado do estabelecido (foi docente na Faculdade de Letras, mas era conhecido como o homem da RUC), parecia ser apenas um Peter Pan com grande cultura musical.
Devo-lhe muito. No final dos anos 80, quando a Íntima Fracção ainda estava na Antena 1, cruzámo-nos nem sei como, mas o que ele me revelou na sua casa fez uma boa parte do ambiente da IF.
A última vez que o vi, falando com aquele entusiasmo transbordante tão único, foi no lançamento do seu livro.
Agora podia fazer uma lista de temas que me vieram parar às mãos através do Zé Braga. Seria uma bela e grande lista.
O Zé Braga ainda colaborou comigo durante uns meses na TSF.
Não me interessa nada que não tenha ficado no Guiness, porque ele ficou para sempre no meu coração.
Obrigado AMIGO.


Francisco Amaral
Realizador da «Íntima Fracção»


Morreu hoje um grande mestre da música e da arte. Um dos maiores de sempre da RUC. Estamos todos mais pobres. Ele que orientou o meu trabalho final de curso. Ele que me brindou na companhia do Paulo Sebastião num mítico programa de homenagem ao António Sérgio. Agora a nossa homenagem vai para ti Zé. A RUC continuará sempre a ser a tua casa. Descansa em paz e continua a ouvir boa música.

Nuno Ávila
Realizador RUC



<< Home