segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Idade do Rock

Estro in Watts





















FOTO: José Paulo ferro

No período entre os anos de 1977 e 1980 houve na Rádio um programa de autor chamado «A Idade do Rock», de João de Menezes-Ferreira.
O programa foi, ao longo dos anos, sendo apresentado por João David Nunes, Rui Morrison, Paulo Cardoso e Jaime Fernandes. Teve lugar no antigo canal 4 da RDP-FM Estéreo, a partir de 1979 designado de Rádio Comercial.
Para falar sobre o livro e também o histórico programa de Rádio que assinou, João de Menezes-Ferreira esteve como convidado na segunda hora do programa «Hotel Babilónia» de Pedro Rolo Duarte e João Gobern, no passado dia 19 de Janeiro, na Antena1.
Ouvir aqui 
























ESTRO IN WATTS – Poesia da Idade do Rock (1955-1980)
Edição bilingue
Antologia, tradução, introdução e notas João de Menezes-Ferreira


Num percurso de 563 poesias musicadas de 170 autores, desde «Blue suede shoes» de Carl Perkins (1955) até «O superman» de Laurie Anderson (1980), esta é a crónica lírica da vida de várias gerações adolescentes num momento histórico muito preciso: o da conquista da sua autodeterminação, em marcha errante, multimoda, eléctrica, ou como sintetizou Caetano Veloso em 1966 (Alegria, alegria) «sem lenço, sem documento, eu vou». E sem recuo.

«A grande poesia da nossa época é o rock. As palavras são tão importantes como o ritmo. Nunca se assistiu a um tal renascimento poético desde Homero. É o regresso dos bardos de antes da escrita, da época oral. É o reencontro planetário. Canta-se rock na China, na URSS, em todos os países do mundo. O rock é a língua universal. A língua do gesto e do grito. A língua da comunicação e da participação. É uma revolução fantástica.»

JOÃO DE MENEZES-FERREIRA - No curto período em que fez crítica de música foi autor do programa radiofónico na RDP FM Estéreo «A Idade do Rock» (1977-1980), para o qual reuniu materiais que fazem grande parte desta antologia. Tem formação jurídica (Lisboa) e pós-graduação em Altos Estudos Europeus (Bruges). Entre outras actividades, foi advogado, deputado, diplomata, empresário, fundador e dirigente de uma cooperativa de animação cultural e de ONGs e professor universitário.

 

DOCUMENTA



<< Home