sexta-feira, 22 de março de 2013

THE BEATLES - 50 anos
























Até ao fim deste ano, aqui na «Rádio Crítica», a passagem pela obra integral dos Beatles através dos álbuns de originais pertencentes à discografia oficial, entre os anos de 1963 e 1970.
É a comemoração de meio século desde a edição de «Please Please Me», o primeiro álbum dos Beatles, editado no dia 22 de Março de 1963. Faz hoje 50 anos.
O primeiro single, "Love Me Do", foi editado no dia 5 de Outubro de 1962. O segundo single, "Please Please Me", foi editado no dia 11 de Janeiro de 1963.
A banda encontrava-se já na sua formação definitiva [Jonh Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr], mas a versão do tema "Love Me Do" incluído neste primeiro álbum ainda foi com o baterista Andy White.
As restantes 12 canções (à excepção óbvia de "Love Me Do" e "Please Please Me") foram gravadas numa só sessão, em cerca de dez horas, durante o dia 11 de Fevereiro de 1963.
O tema "Twist And Shout" foi o último dos 12 a ser gravado, por exigir uma grande pujança vocal a John Lennon, que depois ficaria sem mais capacidade na voz para gravar o que quer que fosse.
Ainda em 1963 os Beatles editariam o segundo álbum de originais, no mês de Dezembro.
O mundo da Rádio aderiu em massa ao fenómeno dos Fab Four a partir do álbum de estreia. Muita da fama dos Beatles a partir dessa altura deve-se à popularidade disseminada nas ondas hertzianas, mas também é verdade que a ânsia em ouvir os Beatles na Rádio proporcionou a esta dias de autêntica glória.
A música Pop anglo-saxónica nunca mais foi a mesma e a Rádio também não. Floresceram programas única e exclusivamente dedicados à Beatlemania. E um pouco por todo o mundo continuam a existir, embora menos, como é compreensível. Os Beatles marcaram e marcam a história da Rádio, mas o tempo não pára. Ainda assim, os Beatles detêm um estatuto (quase) consensual no que respeita à passagem da sua música nas estações de Rádio. Rapidamente se tornou num filão infindável. Portugal não é excepção, apesar de passarem pouco e, quando isso acontece, serem quase sempre as mesmas canções. O que é um tremendo desperdício, dado que a obra dos Beatles é muito mais vasta, variada e profunda do que se julga actualmente. Vai muito para além do simples Yeah Yeah Yeah.














THE BEATLES - Please Please Me (1963)

Lado A

I Saw Her Standing There
Misery
Anna (Go To Him)
Chains
Boys
Ask Me Why
Please Please Me

Lado B

Love Me Do
PS I Love You
Baby It's You
Do You Want To Know A Secret?
A Taste of Honey
There's A Place
Twist And Shout

The Beatles – “Please, Please Me” (1963):





<< Home