sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hoje e amanhã em LISBOA
















BENFICA-TORINO
19 e 20 de Abril às 21h30
5,00 € 

Benfica-Torino 4-3
A equipa do «Grande Torino» passa os seus últimos dias em Portugal, para participar no jogo amistoso em homenagem a Francisco Ferreira, com quem Mazzola tinha entrado em contacto no rescaldo de um encontro entre as duas seleções.
A 3 de Maio de 1949, no Jamor, o Benfica e o Torino vão mostrar um belo espectáculo de desporto, marcando sete golos no total. O dia seguinte, a tragédia de Superga.
A desgraça gera grande commoção no mundo e nomeadamente em Portugal. Milhares de pessoas juntam-se à porta da embaixada de Itália para dar os seus pêsames. O «Torpedo Torranense», equipa do Torrão, passa a chamar-se «Torino Torranense».















Itália/Portugal | 2012 | 58’ | cor | digital; com a participação de: Rogério “Pipi”, Artur Santos, José Bastos, Vítor Cândido, Rui Tovar, Nuno Domingos, David Sequerra, Jaime Pereira, Rosalina Lopes Gomes, Luís Lapão, Carla Maroso, Domenico Beccaria, Giampaolo Muliari, Piero Gay, Andrea Gatta, Alberto Helder, Nuno Lobo.

Ma ‘n fiur l’aviu 
Imagens de um encontro. A exposição apresenta uma série de reproduções de fotografias, jornais e outros documentos que ilustram a história do jogo Benfica – Torino e os acontecimentos que rodearam essa partida. A exposição é organizada em colaboração com o Museu do Sport Lisboa e Benfica (Lisboa) e com a Associazione Memoria Storica Granata (AMSG) e Museo del Grande Torino (Grugliasco – Turim).



TEATRO TURIM
Estrada de Benfica nº 723, 1500 Lisboa



<< Home