sexta-feira, 14 de junho de 2013

A informação na RÁDIO
































Luís Bonixe [antigo companheiro da Rádio] esteve no passado dia 27 de Maio no programa «Prova Oral» na Antena3 – o fórum interactivo mais descomplexado da Rádio portuguesa – à conversa com os anfitriões Fernando Alvim e Xana Alves, para além da intervenção em directo de ouvintes via telefone e Facebook.

Ouvir aqui

Luís Bonixe é o autor do livro «A informação radiofónica - rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa», onde procura identificar momentos importantes da história recente do jornalismo radiofónico, assim como fazer a análise do noticiário das nove horas da manhã nas três principais estações nacionais que produzem informação: TSF, Antena 1e Rádio Renascença.
O livro «A informação radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa» resulta da tese de doutoramento de Luís Bonixe, docente e presidente da área científica de jornalismo, comunicação e tecnologias da informação da ESEP (Escola Superior de Educação de Portalegre). 

A rádio permanece como um instrumento de comunicação de extrema utilidade, mas isso não significa que o lugar que hoje ocupa seja exactamente o mesmo de outros tempos. Centrando-se no caso português e identificando os seus temas, protagonistas e formas de expressão, Luís Bonixe debruça-se nesta obra sobre uma rádio que se situa num momento híbrido, caracterizado pela coexistência da emissão hertziana e um conjunto de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais.

A informação radiofónica - rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa.
Lisboa, Livros Horizonte 2012



<< Home