sexta-feira, 2 de maio de 2014

A LUGAR COMUM apresenta:

Calvin Johnson (EUA)

Sexta-feira 2 . Maio . 2014 . 23h30 
àCapella (Coimbra) 







































Como uma vez o semanário Guardian escreveu, Calvin Johnson, um pioneiro do paradigma do que pode ser e significar uma editora de discos independente, o homem de palco excêntrico, o amigo de Kurt Cobain, é um exemplo de um poderoso paradoxo: realeza indie. Como fundador e doutrinário da K Records, uma plataforma multiformeiniciada em 1982 orientada inicialmente para a comunidade local da sua cidade Olympia e indissociável de nomes como Beck, Mirah, Make-Up ou Built to Spill, assim como através das suas bandas Beat Happening e Dub Narcotic, provou que a música 'independente' ou 'alternativa' de finais de '80 em '90 não era uma lamentável afiliação de indigentes sem talento ou motivação. Tratava-se antes de um movimento de emancipação de estilo, de um campo social construído propício para indivíduos com personalidade carismática brilharem e seduzirem mais gente a abraçarem a proposta de descentralização criativa dopunk rock. 
O seu trabalho a solo afasta-se dos registos rock e funk que alguns dos seus passados projectos percorreram, oferecendo-lhe a possibilidade de explorar géneros como a folk, os blues ou mesmo o gospel. Consequência disso mesmo, as suas actuações a solo privilegiam muitas vezes o canto a capella, sendo a sua voz de barítono apenas acompanhada pontualmente pela sua guitarra, subvertendo o formato 'acústico' domesticado e previsível, optando por tocar de pé e potenciar uma atmosfera espontânea de partilha entre público e performer num tipo de concerto avesso à contemplação passiva do artista. 
É neste formato minimal e primitivista que se apresentará em Coimbra, a 2 de Maio, numa noite de partilha da dimensão extraordinária que a interpretação de canções ao vivo pode – e deve – tomar. 















He's a beacon of the unpindownable punk spirit. He's seminal. (...) Johnson's an institution, like marriage and Astroglide. 
Pitchfork

Many artists tend to sacrifice creativity in their quest for perfection. Fortunately, Johnson never has. 
PopMatters

(...) a man who’s nigh-on defined DIY label craft. 
Drowned In Sound

Calvin Johnson 

Dada a lotação limitada da sala, a reserva de entradas é aconselhada e pode ser efectuada através do e-mail geral@lugarcomum.pt (mediante envio de indicação do nome completo + nº BI para posterior confirmação).
Os bilhetes reservados deverão ser confirmados e levantados no dia do concerto, no àCapella (Rua Corpo de Deus - Largo da Capela Nossa Senhora da Vitória), entre as 23h e as 23h15. 








A Lugar Comum no Twitter | A Lugar Comum no Facebook 




<< Home