quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Hoje na RUM

António Variações faria hoje 70 anos de idade. 























Sinopse:

A RUM decidiu celebrar a vida e obra do artista de Braga e do Mundo, ícone da pop portuguesa e figura rompedora do cinzentismo de um Portugal na ressaca do 25 de Abril.
Liberdade, de expressão, de criação, de intervenção, é disso que se fala quando se fala de Variações. Um artista que pegou nas raízes da música popular e no fado, e as reinventou em ambiente de pop art. Estranhamente, conseguiu conquistar os topes de vendas e o publico, a unanimidade e admiração da crítica e dos media. Ainda hoje, é uma figura de referência e um ícone da cultura portuguesa, entendido de forma transversal.
Por isso, a RUM mergulha na onda de António Variações, ex-libris de Braga, e declara o dia 3 de dezembro feriado nacional!
“70 anos de Variações, António”, em 97.5, Braga, e rum.pt e TuneIn Radio (app), no resto do mundo.
Emissão especial entre as sete da manhã e as oito da noite, com a RUM e inúmeros convidados a revisitar a vida e obra de António Variações. Toda a música e todas as histórias, em várias versões, com o Portugal dos anos 80 em fundo, e depoimentos de Júlio Isidro, Vítor Rua, Adolfo Luxúria Canibal, Manuela Azevedo , Ana Bacalhau, Henrique Amaro, David Ferreira, Lena D’Água, Vitor Belanciano, Nuno Galopim, entre muitos outros...
À tarde, entre as 2 e as 5, em directo do cabeleireiro e espaço cultural Pedro Rémy, debate com Lurdes Ribeiro, a irmã de António, Manuela Gonzaga (autora da biografia António Variações: Entre Braga e Nova Iorque, Albertino José Ribeiro Gonçalves (director do departamento de Sociologia da Universidade do Minho) e António Costa (dos Ermo), com moderação de Sérgio Xavier.

RUM – Rádio Universidade do Minho (Braga)

















Ouvir promoção aqui 
----------------------------------------------------------------------------------------------

A TV também assinala a data, com a repetição de um documentário realizado em 1996. «A Vida de António Variações», esta noite na RTP-Memória, às 21:30.



António Joaquim Rodrigues Ribeiro.
Lugar de Pilar, Fiscal, Amares (Braga) 03 de Dezembro de 1944 - Lisboa, 13 de Junho de 1984.



<< Home