domingo, 31 de janeiro de 2016

10 anos de Podcast














Neste mês completei uma década de actividade de podcaster. Entrei no novo formato digital de partilha sonora em Janeiro de 2005 através da crónica «Linhas Cruzadas», na altura inserida no programa de Rádio e também Podcast «Lado B», de Pedro Esteves. 
As «Linhas Cruzadas» estiveram no programa até Janeiro de 2009 ganhando, a partir de Fevereiro do mesmo ano, autonomia até aos dias de hoje. Chegaram à edição nº63 e vão continuar com novas edições em 2016. 
Também neste mês de Janeiro, no passado dia 21, terminou o contrato com a plataforma de distribuição dos ficheiros sonoros. As futuras edições serão publicadas com novo portal agregador de podcast.
Agradeço a todos os ouvintes que, durante uma década, acompanharam (com milhares de downloads) e ouviram as várias publicações inseridas no anterior portal onde, para além das crónicas «Linhas Cruzadas», foram também disponibilizados vários programas antigos de Rádio. 
Foi o que se verificou ao longo todo o ano passado, com publicação de emissões de programas que ficaram para a História da Rádio portuguesa, como por exemplo «Morrison Hotel», «Noites de Luar», «Amigos de Alex», «Ultra Som», «Ocidental Praia» e «Som da Frente». Igualmente em outros anos anteriores a 2015, com programas como «Íntima Fracção», «Uno» e «A Ilha dos Encantos», entre outros. 
Também alguns dos programas que no passado realizei para a Rádio conheceram aqui a sua estreia na Internet: «Os Dias da Rádio», «Crónicas Americanas», «Especial Patsy Cline», «Especial Billie Holiday», «Como no Cinema» ou «Pontos de Fuga». Foram trabalhos pela primeira vez disponibilizados nos formatos digitais de streaming e podcast
Para além das crónicas «Linhas Cruzadas», existiram ainda os podcasts sazonais «SummerDreams/Sonhos de Verão», exclusivamente concebidos para estes formatos digitais. 
Ao longo deste ano acontecerá aqui a continuação das crónicas «Linhas Cruzadas» [A Vida e a Arte do Encontro na Música] e o regresso das composições de Verão «Summer Dreams».
Acrescentar ainda a co-autoria dos podcasts temáticos do colectivo «Irmandade do Éter», iniciados em 2011. 
O Podcast na «Rádio Crítica» veio para ficar. 



<< Home