quinta-feira, 9 de março de 2017

A LUGAR COMUM apresenta:
































Pela primeira vez em Coimbra

Pascal Pinon (IS)
www.pascalpinon.com
www.facebook.com/pascalpin0n

Quinta-feira, 9 de Março de 2017 às 21h30
CAV / Centro de Artes Visuais (Coimbra) 

Com apenas 14 anos, as gémeas islandesas Jófríður e Ásthildur Ákadóttir formaram o projecto Pascal Pinon. Tendo desde muito cedo atraído o interesse da label berlinense Morr Music, viriam a editar um primeiro álbum homónimo (2009), caracterizado pela adolescência das harmonias e a utilização de um vasto acervo de teclados, xilofones e mesmo caixas de música, que o situavam na geografia delicada da twee folk. "Twosomeness" (2013), o álbum que se seguiu, foi produzido por Alex Somers (Sigur Rós, Julianna Barwick), cuja intervenção, ao longo do processo de gravação, viria a dotá-lo da densidade que faltara ao antecessor. O recurso a elementos electrónicos e a convivência com o legado de Björk e dos Sigur Rós, renderam às jovens islandesas um rol de elogios por parte da crítica, que então assinalou a sua rápida maturidade sonora. Foi preciso esperar mais três anos pela edição de "Sundur" (2016), resultado do reencontro de Jófríður e Ásthildur, após um período em que a primeira formou um projecto de electrónica (Samaris), ao passo que a segunda frequentou um curso de música clássica em Amesterdão. Deixando para trás a estética do álbum precedente, "Sundur" marca um retorno à essência da escrita de canções, em torno de narrativas folk islandesas e de uma ideia de afastamento e proximidade, que pautou a vida das duas irmãs nos últimos anos. Pela primeira vez em Portugal, as Pascal Pinon trazem consigo aquele que é o seu álbum mais cru, e o que melhor define a sua identidade, após um percurso de 7 anos. Ocasião para um há muito aguardado encontro com uma das referências actuais da música e tradição folk islandesa. 

They may have been apart for a while, but Sundur is proof that the musical connection between the two sisters is as strong as ever. 
Drowned In Sound

(...) the pair are more than capable of weaving some seriously ethereal magic, even when they're miles apart. 
The Line Of Best Fit

I defy anyone to listen to the lovely ambient folk stylings of 'Good and Bad Things' and come away feeling anything other than love for Pascal Pinon
The 405

It’s soulful, honest and beautiful music. These two girls have a way with weaving delicate and majestic songs. 
For Folk's Sake 

Pascal Pinon – "When i can't sleep


Pascal Pinon – "Bloom" 


Pascal Pinon – "Orange"


Bilhetes
Entrada normal: €5,00
Entrada associados Lugar Comum: €4,00

Dada a lotação limitada da sala, a garantia de lugar é aconselhada e pode ser efectuada mediante o envio de e-mail para lugarcomum.pt@gmail.com  (indicando nome completo e número de documento de identificação para posterior confirmação). As entradas reservadas deverão ser levantadas na data e local do concerto, entre as 21h00 e as 21h25, sob pena de perderem o seu efeito.

Lugar Comum – Associação de Promoção e Divulgação Cultural 





<< Home