segunda-feira, 19 de junho de 2017

Elementos à Solta






















Nesta 11ª emissão destaque à última edição do festival de artes Elementos à Solta, que desde há 12 anos acontece na aldeia do xisto da Cerdeira, em plena Serra da Lousã, e que este ano teve como mote o tema Bichos, a partir da obra homónima de Miguel Torga. o Concerto Xisto Sonoro e as instalações Madalena (de Roalde) e Bichos (da Cerdeira), instalação para uma árvore, da autoria de Luís Antero, marcaram presença neste encontro artístico em contexto rural e podem ser escutados nesta emissão do Lugar Sonoro, para além da peça original Lousã Soundscape. 
o Concerto Xisto Sonoro, que decorreu na capela da aldeia, contou com a presença do guitarrista e mentor do projecto lousanense Analog Art Man. Nele, como o nome indica, podem escutar-se várias paisagens e marcos sonoros oriundos de algumas (tendo em conta a duração do concerto) das 27 aldeias que compõem a Rede das Aldeias do Xisto.  
Madalena (de Roalde) é uma escultura sonora para o conto Madalena, do livro de Miguel Torga, Bichos, e tem a particularidade de ser composta por gravações realizadas na aldeia de Roalde, freguesia de S. Martinho de Anta, terra natal do escritor, e pertencentes ao recente Sons da Montanha, Arquivo Sonoro de S. Martinho de Anta (a partir de Miguel Torga). já Lousã Soundscape é uma instalação sonora produzida com base em gravações sonoras de campo realizadas em algumas aldeias do xisto da Serra da Lousã e foi apresentada pela primeira vez nestes Elementos à Solta, na companhia de João J. Francisco. Desejo-vos uma boa escuta, a partir desse lugar sonoro que ocupam.   

Luís Antero
Ouvir aqui



<< Home