quinta-feira, 1 de junho de 2017

It was HÁ 50 ANOS ago






















Os 50 anos deste disco 
Considerado por muitos como o mais importante álbum da História da Música Pop-Rock, também é apontado como o melhor álbum dos Beatles.
Ao contrário da enorme confusão de datas que temos verificado nos últimos dias, atribuindo-se a data de lançamento ao dia 26 de Maio de 1967, a verdade é que «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» foi editado no dia 1 de Junho de 1967. Foi numa quinta-feira, como não era habitual (em 1967 os álbuns eram editados à segunda-feira).
Esta actual confusão de datas tem a ver com dois motivos: o primeiro refere-se ao dia em que foi lançado nos Estados Unidos. Há quem diga que foi no dia 3 de Junho de 1967, mas na verdade foi no dia 2. Na semana passada a Rádio disse que foi no dia 26 de Maio de 1967, mas não. Essa foi a data da reedição revista e aumentada neste ano de 2017, a assinalar os 50 anos da obra. Como se não bastasse, as 'Wikipédias' desta vida encarregaram-se de também alterarem a datas nos últimos tempos (desde que foi anunciada a reedição Deluxe), levando muita gente ao engano.
Na Rádio também se ouviu dizer que «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» foi o sétimo álbum dos Beatles, mas na realidade foi o oitavo. Talvez na contagem de sete se esteja a excluir o álbum «A Hard Day's Night» ou o álbum «Help» considerando-os como sendo banda sonora, mas a verdade é que foram editados como álbum e que, depois, serviram de banda sonora aos filmes com os mesmos nomes.
Nada como consultar em livro a enciclopédia oficial dos Beatles e seguir as publicações de Mark Lewinsohn, biógrafo da banda.
Ou seja, o álbum «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» foi na realidade editado numa quinta-feira, dia 1 de Junho de 1967 no Reino Unido, dia 2 nos Estados Unidos e é o oitavo álbum de estúdio dos Beatles.
Acresce ainda que a actual detentora do catálogo dos Beatles instituiu oficialmente o dia 1 de Junho como “Pepper Day”, com várias iniciativas um pouco por todo o Mundo, incluindo Portugal, com uma sessão especial na próxima segunda-feira, dia 5 de Junho em Lisboa, na loja da FNAC, no Centro Comercial do Chiado, às seis e meia da tarde.
Canções do álbum «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» são presença recorrente na Rádio em Portugal, principalmente na actual celebração do meio-século deste disco.

O álbum «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» há 10 anos na «Rádio Crítica» (01 de Junho 2007).

Alinhamento original:

Lado A 
1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
2. With a Little Help from My Friends
3. Lucy in the Sky with Diamonds
4. Getting Better
5. Fixing a Hole
6. She's Leaving Home
7. Being for the Benefit of Mr. Kite!

Lado B 
1. Within You Without You
2. When I'm Sixty-Four
3. Lovely Rita
4. Good Morning Good Morning
5. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (reprise)
6. A Day in the Life



It was HÁ 50 ANOS ago (I) 
It was HÁ 50 ANOS ago (II)
It was HÁ 50 ANOS ago (III) 



<< Home