domingo, 15 de outubro de 2017

Os 45 anos deste disco



























Editado no dia 25 de Setembro de 1972
O grupo inglês de Birmingham gravou o quarto álbum no início desse ano em Los Angeles. Para além do habitual som duro da banda, os Black Sabbath iniciaram aqui uma outra faceta, mais melódica, de que são paradigmáticos o tema instrumental "Laguna Sunrise" e a seminal balada "Changes". Dois momentos ímpares na já longa história do Rock mais duro e que se tornaram verdadeiros clássicos, principalmente a canção vocalizada por Ozzy Osbourne. O som da bateria de Bill Ward está fora de "Changes", o piano e o órgão são tocados pelo guitarrista Tony Iommi e a letra é assinada pelo baixista Geezer Butler.
A canção conheceu várias versões ao longo dos últimos 45 anos, sendo a mais recente protagonizada por Charles Bradley, cantor norte-americano falecido há poucas semanas. Outra das versões foi do próprio Ozzy em dueto com a filha Kelly, em 2005. No entanto, a versão original continua imaculada e, até agora, insuperável.
Era costume ouvir-se "Changes" passar na Rádio portuguesa durante os anos oitenta em programas, como por exemplo, «As Noites Longas do FM-Estéreo» de António Santos na Rádio Comercial, «Oceano Pacífico» de João Chaves na Renascença FM/RFM e, no mesmo canal, no programa «Serra de Estrelas» de João Porto.
Actualmente "Changes" dos Black Sabath não se ouve em nenhuma Rádio nacional.




<< Home