quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Acordo Fotográfico


















As ideias mais simples são as mais raras de acontecer e as mais difíceis de realizar 
Uma viajante que há cerca de meia-dúzia de anos se aproxima, conversa e fotografa pessoas que estão a ler livros num qualquer lugar público, a fim de saber o que cada uma dessas pessoas - desconhecidas! - está a ler e porquê.
A volta ao Mundo com leitores, de Sandra Barão Nobre, deu em livro e deu uma deliciosa conversa na Rádio, em duas partes, no mais belo programa diário da actual Rádio feita em Portugal.
Já não é a primeira vez, nem a segunda ou sequer a terceira que se diz aqui na «Rádio Crítica» que «A Ronda da Noite» é, desde Setembro de 2013, o mais belo dos programas de Rádio diários da actualidade. A par do mais belo dos programas semanais, «A Força das Coisas». Ambos na mesma estação pública, Antena2, ambos produzidos, realizados e apresentados por Luís Caetano.
Algum pudor, em excesso, devo admitir, tem-me acompanhado sempre que me refiro a estes dois programas, com receio de cair no exagero do elogio ou de fazer parecer que se trata de um qualquer favorecimento. Acontece que as referências aos programas «A Ronda da Noite» e «A Força das Coisas» tornaram-se, com o avançar do tempo, absolutamente incontornáveis. Por essa razão devo, a partir de agora, ultrapassar certos pudores, por ventura pueris, que hão-de morrer comigo. O que é bom é para se ouvir e nunca é demais divulgar o que é bom e autêntico, com respeito e admiração.
Estamos a viver um tempo raro em que tudo o que é precioso se tornou demasiado escasso.
Este tipo de Rádio, feita com este nível de qualidade, é possível de acontecer porque existe Serviço Público de Radiodifusão. Não aparece em nenhum cartaz na via pública, não vem nos jornais nem em nenhuma revista, não aparece na Televisão. É, portanto, de difícil acesso. Atinge-se com muita procura, por vezes árdua.
Há verdadeiramente boa Rádio a ser feita em Portugal, mas está escondida. Como quase sempre acontece, os ouvintes são os últimos a serem considerados.
Os programas «A Força das Coisas» e «A Ronda da Noite», que Luís Caetano realiza na Antena2, davam eles próprios um livro, ou vários. Uma série deles. Davam um blogue diário, um documentário, um filme.
Valendo-se por si mesmo enquanto elevados espaços radiofónicos que são, provavelmente não darão em nada disso, mas vão decerto aparecer aqui mais vezes. É um acordo que faço comigo próprio, ao que o realizador é completamente alheio.
Em Setembro deste ano, no início do quinto ano do programa «A Ronda da Noite», aconteceu, uma vez mais, imagem na Rádio. Como é natural, não de forma literal, mas com as poderosas imagens que só a Rádio pode suscitar com tamanha força, a par da Música.

A Ronda da Noite 
Com Sandra Barão Nobre 
11 de Setembro 2017 
1ª parte ouvir aqui  

A Ronda da Noite 
Com Sandra Barão Nobre 
12 de Setembro 2017 
2ª parte ouvir aqui 



<< Home