quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Portugal Deluxe
























Modernidade Longínqua 
Um conjunto de quatro esclarecedoras conversas com o investigador musical e radialista (RDP-Internacional) João Carlos Callixto sobre o terceiro volume da série de compilações musicais «Portugal Deluxe».
A primeira edição foi publicada há vinte anos, em 1997. A segunda no ano seguinte (há quase duas décadas).
São retratos sonoros de um certo Portugal musical ainda em tempo de ditadura. Ouvindo as canções até parece que o país não vivia sob um degredo político e social. Um interessante mosaico de um cancioneiro nacional anterior ao meu tempo de vida. Tempos dos quais apenas me chegam ecos mais ou menos contraditórios.
Ao ouvir estes temas, tão aparentemente exóticos, parece que era música dirigida a pessoas que não sofriam com as agruras da vida daqueles tempos. A maioria das canções remetem para imagens de um país de bem com a vida, muita praia, linha de Cascais, esplanadas na marginal, Costa do Sol, turismo de charme, Quinta da Marinha, Hotel do Estoril, Casino, noitadas em boites, calças brancas e pele bronzeada.
Há aqui curiosas pérolas da canção portuguesa a ouvir, quanto mais não seja pelo seu lado mais kitsch.
Ouviu-se no programa «Portugália», que Henrique Amaro conduz há muitos anos à noite no canal mais "jovem" da rádio pública.




















Portugália
Antena 3
Realização e apresentação de Henrique Amaro 
2ª a 5ª feira 
22:00/23:00 

1ª parte
Ouvir aqui 

2ª parte
Ouvir aqui 

3ª parte 
Ouvir aqui 

4ª parte
Ouvir aqui 



<< Home