terça-feira, 27 de março de 2018

Os 35 anos deste disco

























Editado no dia 4 de Março de 1983 
Os autores, Andy Mccluskey e Paul Humphreys estiveram ao vivo há poucas semanas na Aula Magna, em Lisboa. São os Orchestral Manoeuvres in the Dark. Os OMD, também assim designados, editaram este delicioso álbum inspirado no mundo da Rádio numa altura em que a Rádio era um meio mais preponderante na vida das pessoas do que hoje em dia. Basta lembrar que estávamos num mundo anterior à revolução digital nos meios de comunicação social, embora a componente digital já fosse uma realidade em alguns equipamentos técnicos. Não existia Internet, nem lá perto. A Televisão por cabo era uma miragem, os canais de TV – unicamente públicos – eram apenas dois e não transmitiam 24 horas por dia. Em Portugal ainda não existia Televisão privada e a única Rádio privada a nível nacional era da igreja. 
Contendo fragmentos de emissões de Rádio captadas através de Onda-Curta, «Dazzle Ships» é um disco que não evita o risco, o desassombro e o silêncio, aspectos tão temidos e tão essenciais à Rádio. 

Alinhamento:

Lado A

01 Radio Prague
02 Genetic Engineering
03 ABC Auto-Industry
04 Telegraph
05 This Is Helena             
06 International 

Lado B 

07 Dazzle Ships (Parts II, III & VII)
08 The Romance of the Telescope         
09 Silent Running
10 Radio Waves
11 Time Zones
12 Of All the Things We've Made


Faixas extra na reedição em 2008

13 Telegraph (The Manor Version 1981)             
14 4-Neu
15 Genetic Engineering
16 66 and Fading             
17 Telegraph (extended version)           
18 Swiss Radio International 



Outros grandes discos que têm como temática a Rádio: «Radioactivity» dos Kraftwerk (1975) e «I Trall The Megahertz» de Paddy McCalloon (2003). 



<< Home