sexta-feira, 22 de junho de 2018

Esta semana na TSF

















Músico, compositor e cantor fundamental da segunda metade do Século XX português 
Também foi da Rádio. No início dos anos 90 realizou na TSF uma interessantíssimo programa intitulado «Música Portuguesa, Com Certeza», onde não só divulgava música portuguesa nova, pouco conhecida e mal divulgada na Rádio., como também entrevistava músicos, autores e radialistas. José Mário Branco foi sempre, desde o 25 de Abril, uma presença constante na Rádio, quer em programas, quer em entrevistas. A partir de certa altura, talvez desde há quinze anos, a sua Música foi desaparecendo – quase por completo – da Rádio em Portugal.
Tive o previlégio de o poder entrevistar há duas décadas, em vésperas do Festival de Outono no então recém inaugurado Teatro Camões no Parque das Nações, em Lisboa, no primeiro mês após o encerramento da Expo 98. A entrevista foi em sua casa, um apartamento no Lumiar, em Lisboa. José Mário Branco encontrava-se em ensaios para o espectáculo que iria a presentar ao vivo nesse festival (que não teve continuidade) no Outono de 1998. A gravação foi na varanda alta do apartamento, enquanto na sala alguns músicos que o acompanhavam afinavam os instrumento para darem início ao ensaio após a entrevista. Um dos músicos presentes era o guitarrista José Peixoto, que em tempos fez parte dos Madredeus.
As escolhas musicais de José Mário Branco nesta semana de 18 a 22 de Junho de 2019 na TSF: Le Mystère Des Voix Bulgares, Fernando Lopes Graça, Maurice Ravel, Igor Stravinsky, Luigi Boccherini, Dave Brubeck, Alfredo Marceneiro, Camané, Carlos do Carmo, Fausto, Sérgio Godinho, José Afonso, GAC-Vozes da Luta, Pedro Abrunhosa, Chico Buarque, Jacques Brel, Georges Brassens, Leo Ferré, Paco Ibañez, Carlos Gardel, Atahualpa Yupanqui, Chicago Transit Autorithy, Bob Dylan, Paul Simon, The Police e The Beatles.

A Playlist de José Mário Branco 
TSF-Rádio Notícias
2ª a 6ª feira (14:00/15:00)
3ª a Sábado (02:00/03:00)
Sábado - versão compacto (14:00/15:00)
Ouvir aqui 



<< Home