quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Hoje em LISBOA






































Faculdade de Ciências Sociais e Humanas 
Universidade Nova de Lisboa 

A história dos media tem vindo a despertar cada vez mais interesse entre os investigadores portugueses. Depois de um longo período em que foi, de algum modo, ignorada, nas últimas duas décadas assistiu-se a um considerável desenvolvimento de estudos sobre o passado dos media nacionais, cruzando várias disciplinas científicas e ângulos de abordagem distintos. Neste contexto, o Portugal Contemporâneo ganha particular destaque nas investigações que têm sido realizadas. 
Numa perspectiva histórica, o estudo dos media permite-nos, através dos seus conteúdos, leituras da sociedade e dos contextos, mas também, entre outras possibilidades, uma melhor compreensão da complexa teia de relações entre os meios de comunicação social e campos como o da política, da economia, da cultura, entre outros.
O Congresso Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia pretende refletir sobre o papel dos meios de comunicação social – com enfâse na imprensa, rádio e televisão – no longo período da ditadura portuguesa e nos primeiros anos da democracia. Numa perspetiva interdisciplinar, procura-se também discutir metodologias e problemáticas ligadas ao estudo do passado dos media.
A par de sessões plenárias com apresentações que incidam sobre os vários meios de comunicação social nos dois períodos em análise, bem como acerca das problemáticas principais e desafios que se colocam à história dos media, será reservado espaço a sessões paralelas, organizadas a partir de propostas de comunicações recebidas. 

Mais informação aqui



<< Home