sábado, 3 de novembro de 2018

Hoje no PORTO





































O tal blogue que dava um grande programa de rádio está de volta às festas para indefectíveis da década mais colorida, luminosa, brilhante e cintilante do Século XX. Mas não só para conhecedores indefectíveis. Também para nostálgicos, saudosistas, melancólicos e curiosos.
O blogue «Queridos Anos 80» celebra 15 anos e o seu autor de sempre, Paulo Cardoso, é o anfitrião da festa. Será também um dos DJ de serviço a noite toda.

Radio Bar 
Praça D. Filipa de Lencastre 175, 4000-407 Porto

Há 35 anos, na noite de Lua cheia do mês de Outubro, soavam na Rádio Comercial dois temas com alguma insistência. Eram canções então muito recentes, singles de trabalhos novos da cantora norte-americana Tina Turner e do grupo vocal britânico Flying Pickets. Miss Hot Legs estava em grande com o seu próximo álbum «Private Dancer», onde interpreta uma fantástica versão do tema "Let's Stay Together" de Al Green. Os Flying Pickets alcançavam o estrelato com a versão do tema "Only You" dos Yazzoo de Vince Clarke e Alison Moyet, editado alguns anos antes.
As canções surgiram uma a seguir à outra no programa diário «24ª Quarta Hora», antes dos «Cinco minutos Jazz» de José Duarte.





Passados estes 35 anos, a Rádio Comercial mantém o estatuto de estação nacional, o nome e a morada, mas é uma estação de Rádio totalmente diferente e para incomparavelmente pior. Deixou de ser estatal e desde a privatização já mudou de perfil, pelo menos, três vezes. A programação de onda média desapareceu, assim como quase toda a capacidade informativa e autoral. 
Tina Turner está retirada, renunciou à sua naturalidade norte-americana de origem  e mudou a cidadania para suíça, onde vive. Tem 78 anos de idade. 
O galês Brian Hibbard, principal vocalista dos Flying Pickets, morreu em 2012 aos 65 anos. O grupo continua em actividade, mas com outra formação da qual nenhum membro fundador faz parte. 
José Duarte saiu da Rádio Comercial em 1993 aquando da privatização da estação e mudou-se para a Antena1. 
A crónica diária «Cinco Minutos de Jazz» continua a ser transmitida de 2ª a 6ª feira no principal canal público de radiodifusão, tendo também passado pela Antena2. É actualmente o mais antigo programa de Rádio em Portugal. José Duarte completou 80 anos em Junho. 



<< Home