terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Extremamente Desagradável


















No próximo dia 4 de Fevereiro as manhãs da Rádio Renascença vão adoptar um novo figurino, com a entrada em cena da humorista Joana Marques, vinda da Antena3. Joana Marques continuará a assinar a crónica intitulada «Extremamente Desagradável», de que é autora desde o tempo em que esteve no canal público. Ana Galvão, que estava nas tardes da Renascença, junta-se também a Carla Rocha e reedita a dupla que fez com Joana Marques nos tempos em que ambas estavam na Antena3, no programa «As Donas da Casa». 
O remodelado espaço matinal da Renascença, entre as sete e as dez, terá o nome de «As Três da Manhã». Ao contrário do que se está a dizer no vídeo promocional, não é um formato inédito com três mulheres a conduzirem um programa de Rádio em Portugal. Nos anos 80 existiu na onda média da Rádio Comercial um programa feito a três, intitulado «6º Sentido», com Maria Alexandra, Filomena Crespo e Dina Isabel. Talvez o vídeo se refira apenas ao período da manhã e aos formatos existentes na actualidade. 
Este é o novo infotainment da Renascença, assimilando vários formatos num só, misturando música com informação e humor, seriedade com informalidade, incluindo entrevista, conversa solta e outras informações úteis, como o trânsito ou a meteorologia. À tarde, no mesmo estilo infotainment, a transmissão em directo da clássica «Hora do Terço», em simultâneo com a Rádio Sim é, no meio de tudo isto, um anacronismo estético só é justificável por se tratar da Emissora Católica Portuguesa. 
O actual infotainment da Rádio Renascença é um desenvolvimento natural da grande mudança que o antigo Canal 1 da Emissora Católica Portuguesa efectuou há alguns anos, fazendo transferir o seu auditório tradicional para a Rádio Sim, optando por um estilo mais jovem e adaptando uma grande parte do formato da RFM dos anos 90. 
As rádios do grupo RR são as únicas em Portugal onde é possível existir migração geracional entre as suas estações. Em tese, um jovem pode começar a carreira de radialista aos vinte e poucos anos na juvenil Mega Hits, aos trinta mudar-se para a jovem adulta RFM (onde se continua a tratar os ouvintes por “tu”), na casa dos quarenta anos de idade transitar para a madura Renascença e nos cinquenta e tal, sessenta anos, acabar a carreira na sénior Rádio Sim.

Crónicas «Extremamente Desagradável» de Joana Marques na Antena3.
Ouvir aqui



<< Home